Vendas mundiais da JCB caem 6,5% em 2015

Da Redação – 08.08.2016 –

Resultado reflete o mal momento do mercado mundial de equipamentos, e a retração do Brasil e menor crescimento da China ganham destaque nesse cenário.

Em 2015, a JCB vendeu cerca de 6,5% menos que em 2014. Em números exatos, foram 59,8 mil unidades de equipamentos móveis vendidos no ano passado, contra 64 mil no ano anterior. Em valores, foram 2,34 bilhões de libras em vendas, contra £2,51 bi registrados em 2014. O resultado prático foi de EBITDA (lucro antes de custos) de £214.

A empresa admite que o crescimento foi mais lento do que o esperado na América do Norte e Europa e que, de maneira geral, as condições de mercado na primeira metade de 2016 permaneceram frágeis, com exceção da Índia, que obteve retorno de crescimento após quatro anos sucessivos de contração.

No Brasil o resultado ruim também foi pontuado, mas a fabricante inglesa diz que continua acreditando no país e a prova disso é que mantém o plano de investimentos de R$ 50 milhões entre 2016 e 2018. “”Neste ano trouxemos ao país a consagrada retroescavadeira JCB 3CX, com investimento em eventos nacionais para seu lançamento, pois queremos retomar a liderança na categoria”, complementa, José Luis Gonçalves, presidente da JCB do Brasil.

Para o CEO global da JCB, Graeme Macdonald, o desempenho de negócios em 2015 foi resiliente, frente a uma deterioração mais acentuada das condições de mercado no mundo, especialmente nas economias do Brasil, Rússia e China. “O mercado global ainda está incerto e frágil este ano”, conclui.