Verticalização avança nas cidades paulistas

Redação – 05.08.2021 – Avaliação é de pesquisa do setor imobiliário. Campinas, terceira mais populosa do estado, é um exemplo

A verticalização nas cidades já é realidade, especialmente no estado de São Paulo. É o que mostra o levantamento divulgado pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM). De acordo com a pesquisa, a capital paulista registrou mais residências em prédios do que em casas. Já no interior, Campinas é o município com maior tendência de verticalização do estado, conforme estudo da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliária (Abrainc).

O estudo aponta que alguns fatores têm justificado a tendência desse perfil de imóvel, com destaque para preço, localização e segurança. O processo tem influenciado as construtoras, caso da HM Engenharia, para a qual os empreendimentos verticais representam quase 100% de todos os lançamentos do ano passado. “Conhecemos bem nosso público, que, cada vez mais, procura qualidade, segurança, facilidade de locomoção a preços acessíveis”, afirma Mariana Viola, diretora de Desenvolvimento Imobiliário da HM Engenharia.

De acordo com a construtora, nos últimos oito anos até 2020 a cidade de Campinas ganhou 22.732 unidades residenciais (dados do Secovi). O número que equivale a 710 edifícios de oito andares e quatro apartamentos por andar sendo habitados por cerca de 90 mil pessoas, considerando 4 moradores por unidade. É como se em menos de uma década, fosse construída uma nova cidade vertical com quase 100 mil habitantes dentro de Campinas. Só no ano passado, a HM foi responsável por 852 unidades na cidade.

“Esta migração da população para apartamentos tem cada vez mais avançado em Campinas e a HM busca, com seus empreendimentos econômicos, facilitar a vida dos moradores com projetos que atendam às necessidades de quem quer sair do aluguel ou que está começando uma nova vida ao casar ou decide morar sozinho”, afirma Mariana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *