Vibroacabadora 3D revitaliza pista no Aeroporto de Curitiba

Redação – 07.06.2019 –

A pista auxiliar de pousos e decolagens do Aeroporto Afonso Pena, na região metropolitana de Curitiba (PR), foi revitalizada com o uso de uma vibroacabadora automatizada em terceira dimensão. O sistema, desenvolvido pela Trimble, foi aplicado pela sua representante Englevel Engenharia e atendeu a Dalba Engenharia, construtora contratada pela Infraero para o projeto.

A capa asfáltica foi realizada entre setembro e outubro do ano passado a uma velocidade de mais de mil toneladas de CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente) por dia de asfalto. Antes da solução em 3D, segundo a Trimble, eram aplicados no máximo 300 t/dia. A manobrabilidade dos caminhões basculantes, que carregam a massa asfáltica e despejam no reservatório da pavimentadora, também foi reduzida. A quantidade de marcha a ré necessária foi dez vezes menor, o que significa menor custo de combustível. Ainda o número de funcionários necessários para a frente de obras caiu de 15 para três (veja mais indicadores no quadro abaixo).

De acordo com a Trimble, a solução 3D analisa com precisão a necessidade de asfalto a ser lançada. E isso em milésimos de segundos e ininterruptamente, o que garantiu a precisão de 5 mm para a capa asfáltica. O sistema conta com apoio de três estações totais robotizadas para realizar posicionamento e controle. “Com a tecnologia, podemos entregar uma superfície de asfalto exatamente igual ao projeto tridimensional embarcado no computador do sistema de nivelamento. E isso ao longo de toda extensão do projeto, considerando inclinações de drenagem, superelevações, curvas horizontais e verticais”, diz George Feurschuette da Dalba Engenharia

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