Vigilância externa vai dominar as aplicações de Internet das Coisas na área pública  

Redação – 07.07.2021 – Avaliação é de nova pesquisa do Gartner, que estima mercado global de IoT para governo em US$ 21 bilhões no ano que vem

O Gartner acaba de divulgar sua estimativa para os gastos globais na área público que tenham foco em Internet das Coisas (IoT). Segundo a consultoria, serão aplicados US$ 21 bilhões em 2022 pelos governos ao redor do mundo. Metade desse valor será direcionado para aplicações de vigilância externa. Os outros três potenciais maiores investimentos devem ser em pedágios rodoviários (12%), rastreamento de ativos das cidades (10%) e rastreamento de evidências policiais (7%). O monitoramento de bombeiros (5%) e a gestão de estacionamentos (3,2%) também foram listados. O restante dos investimentos está direcionado a outros tipos de aplicação de IoT na área pública.

“Os governos locais em todo o mundo estão usando cada vez mais a tecnologia IoT para monitorar sua infraestrutura e seus ativos de forma mais eficaz ou para melhorar a segurança e a qualidade de vida dos cidadãos, incluindo o controle da disseminação do COVID-19 e a verificação da conformidade da quarentena”, diz Kay Sharpington, analista sênior de Pesquisa do Gartner. “Além disso, a queda dos custos dos dispositivos está contribuindo para a viabilidade financeira de projetos que utilizam câmeras de vigilância externas e rastreamento de ativos da cidade.”

Segundo a consultoria, o uso das câmeras aumentou no ano passado para verificar o distanciamento social e uso de máscaras por causa do controle devido à pandemia de COVID-19, bem como aumentou o uso para gerenciamento de estacionamento sem contato. A adoção de ambos continuará a aumentar em um ritmo diferente entre as regiões, pois as regulamentações de privacidade de dados variam entre os países. Por exemplo, o governo chinês não tem as mesmas restrições que a Europa Ocidental e a América do Norte, portanto, será um contribuinte chave para o crescimento, usando câmeras que utilizam técnicas avançadas de reconhecimento de imagem e análise de vídeo.

Como o 5G é adequado para aplicações de vídeo devido ao seu alto rendimento de dados, o Gartner estima que as câmeras de vigilância externas representarão mais de 75% das conexões 5G globais de redes governamentais até 2022. Além disso, o Gartner estima que, em 2022, 39% dos endpoints para governos serão fornecidos com uma interface de área ampla de baixa potência (LPWA), contra 26% em 2020.

As tecnologias LPWA oferecem conectividade WAN e móvel a preços significativamente mais baixos do que as redes celulares de máquina a máquina (M2M) tradicionais. A longa duração da bateria significa que os dispositivos são adequados para aplicações urbanas porque muitos têm requisitos de largura de banda relativamente baixos. As redes LPWA continuarão a substituir as tecnologias de rede existentes para medição e monitoramento de iluminação pública e criar soluções de IoT para estacionamento, gerenciamento de resíduos, gerenciamento de tráfego rodoviário e muito mais.