Vivo fecha rede 4G+ em todas as capitais

Da Redação – 22.12.2017 –

Cobertura geral chega a 2,3 mil cidades no país

A operadora do grupo Telefônica é a primeira empresa da área móvel – segundo ela – a cobrir todas as capitais brasileiras com a tecnologia 4G+, uma versão melhorada da quarta geração. Mercadologicamente, a companhia teria 33,4% dos usuários que adotam o 4G tradicional (dados de outubro de 2017). Considerando as 2.035 cidades onde a rede já funciona, a Vivo avalia que a rede estaria disponível para cerca de 78% da população urbana brasileira. Com praticamente um terço da internet móvel, a companhia ainda seria a líder do segmento na avaliação da Anatel.

Um dos fatores que tem impulsionado o crescimento da empresa em 4G é a liberação da frequência de 700 MHz, que foi autorizada a ser usada para a ativação da tecnologia. Do total de cidades cobertas com a quarta geração na Vivo, 306 usam a opção por meio dessa frequência. O uso dos 700 MHz também favorece a implantação do 4G+, a quarta geração melhorada da Vivo.

Explicando tecnologicamente: agregação da frequência de 700 MHz com a faixa de 2.600MHz, já disponível no espectro, ou com a frequência de 1.800MHz, em fase de refarming, é capaz de oferecer até duas vezes mais velocidade à navegação.