VLI e CBA vão ampliar transporte de bauxita para SP

Redação – 09.03.2020 –

A empresa de transporte VLI – que entre outros empreendimentos administra a Ferrovia Norte Sul – e a Companhia Brasileira de Alumínio, do Grupo Votorantim, irão ampliar o volume anual de bauxita transportados das minas de Barro Alto (GO) e Poços de Caldas (MG) para a fábrica da CBA na cidade de Alumínio (SP).

O projeto começa já neste ano e o volume de minério de bauxita transportado deverá chegar a 1,5 milhão de toneladas ao ano. Para isso, as companhias estão investindo no aumente de vagões – pulando e 70 para 90 –, ganho de peso médio da frota com melhor aproveitamento dos vagões e melhores níveis de performance nos processos de carregamento, descarga e circulação.

Houve também investimentos da VLI para ampliar a capacidade dos fluxos de transporte, incluindo a modernização do parque de locomotivas, a ampliação da frota de vagões e a construção de novos pátios ferroviários na malha para melhor cadência dos trens.

Para contribuir com a estratégia de longo prazo da CBA, está em andamento a instalação de uma linha ferroviária adicional, que ampliará a capacidade de circulação de trens na fábrica de Alumínio (SP) e reduzirá o tempo de permanência nos pátios intermediários, gerando impacto positivo no giro dos ativos ferroviários. A CBA aportou cerca de R$ 5 milhões na expansão do espaço e as melhorias devem ser concluídas no início de 2021.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *