VLT Carioca completa dois anos de operação

Da Redação – 08.06.2018 –

A rede de veículos leves sobre trilhos (VLT) da capital fluminense completou dois anos de operação nessa semana. Segundo a concessionária VLT Carioca o sistema transportou cerca de 23 milhões de passageiros desde que começou a funcionar, num total de 200 mil viagens. Hoje, o sistema opera com duas linhas e 26 estações no Rio de Janeiro.

As três paradas de maior movimento confirmam a intenção de adotar o VLT como integradora. São elas: a Central (integrando trens, metrô e ônibus), Colombo (integração VLT+VLT) e Cinelândia (metrô). Juntas, elas representam 30% do fluxo de passageiros. Lembrando que cada VLT, em média, já soma mais de 1 milhão de quilômetros rodados, com média atual de 70 mil km/mês.

O número de usuários também cresceu 85%, passando de cerca de 35 mil pessoas, em 2017, para os atuais 65 mil. Desse total, 70% utilizam o sistema para deslocamentos relacionados ao trabalho, segundo dados do Datafolha. Para a maioria dos usuários, o VLT é também um transporte de uso frequente, entre quatro a sete vezes por semana.

De acordo com a concessionária, o VLT tiraria cerca de 46 mil veículos das ruas diariamente,  considerando a taxa de ocupação de veículos em 1,4 passageiros (Fonte: ANPTrilhos). Além disso, mesmo sendo movido a energia elétrica, o VLT ainda reforça seu modelo ao adquirir a energia para a operação de fontes renováveis.

O sistema também consolidou o modelo de pagamento sem catracas ou cobradores. Cariocas e visitantes mantém o respeito ao sistema e a taxa de evasão segue inferior a 15%. Para aumentar as opções de serviço, a concessionária instalou nas paradas e estações terminais de consulta que permitem verificação de saldo, desbloqueio de cartões e liberação de recarga.

O VLT Carioca também dá acesso a mais de 70 atrações turísticas entre museus, teatros, centros culturais e prédios históricos no entorno das duas linhas em operação. Às terças-feiras, quando os museus têm entrada gratuita, o movimento na linha 1 chega a crescer em até 6%.