Volkswagen inicia montagem dos primeiros caminhões elétricos da marca no Brasil

Redação – 19.08.2020 –

Processo acontece na planta piloto da montadora em Resende (RJ) e antecipa produção industrial

A Volkswagen deu um passo importante para a fabricação de caminhões elétricos no país com a montagem de seus primeiros modelos com a tecnologia em sua planta piloto em Resende (RJ). A montagem dos chamados e-Delivery na fábrica-laboratório da montadora antecipa a fabricação regular dos veículos no Brasil. Um dos processos atuais é treinar as equipes dedicadas à produção do e-Delivery em demandas específicas da propulsão elétrica, tais como montagem da bateria, comissionamento do veículo de alta voltagem e procedimentos de segurança.

De acordo com a montadora, a planta piloto é responsável pela definição e confirmação do processo produtivo e treinamento dos processos. “Por meio desse mapeamento está sendo realizada a adequação das linhas que abrigarão a produção em série do caminhão elétrico e-Delivery, inédito na fábrica de Resende e no Brasil”, diz o comunicado oficial da fabricante alemã.

O primeiro veículo que sairá da fábrica-laboratório destina-se ao treinamento da fábrica e dos operadores do Consorcio Modular e representa mais um passo da empresa para o desenvolvimento do e-Consórcio, sistema pioneiro por meio do qual a fabricante fará, em série, o primeiro caminhão elétrico brasileiro, desenvolvido pela sua engenharia, além de viabilizar a mobilidade elétrica no país. Ele junta-se aos outros protótipos que realizam o maior teste de desenvolvimento e validação de engenharia do Brasil, com objetivo de viabilizar a homologação e início da produção do e-Delivery.

Os ensaios são realizados também em laboratórios em todo o país e no campo de provas da VW Caminhões e Ônibus, onde engenheiros especializados da marca conduzem simulações que permitem agilizar o resultado das avaliações. Com um projeto altamente eficiente e a expertise dos profissionais da VWCO, a pista pode representar, em um período de seis meses, o equivalente a dez anos de condições normais de rodagem.

Fábrica em Resende tem 25 anos e está sendo modernizada para fabricação do novo modelo 

“Tal como há 25 anos, quando amadurecemos nosso processo produtivo numa linha experimental em Resende, começamos a consolidar nosso know-how também na manufatura de veículos elétricos”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus. “E avançamos no desenvolvimento de um portfólio nesse segmento, focados na validação estrutural, de durabilidade e outros requisitos funcionais do caminhão elétrico e-Delivery.”

Toda a infraestrutura da fábrica da VW Caminhões e Ônibus também está em atualização para a nova realidade elétrica: novos carregadores acabam de chegar, com capacidade para recarregar as baterias dos caminhões e-Delivery em até 1 hora. Os equipamentos serão utilizados para reabastecer a energia dos veículos de teste da montadora, em ação nos testes de laboratório e rodagens de certificação antes do início da produção em série.

Segundo a VW Caminhões e Ônibus, a unidade é pioneira no desenvolvimento e produção no projeto de um caminhão elétrico brasileiro. A iniciativa também é mais um passo para o desenvolvimento do e-Consórcio, que tem como empresas parceiras Bosch, CATL, Moura, Semcon, WEG, Meritor e Siemens. Junto da VW Caminhões e Ônibus, elas formam um modelo de negócios que prevê desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria dos caminhões elétricos, alavancando o comprometimento de toda a cadeia de fornecedores de maneira integrada.