Volvo Caminhões confirma que está na briga pelo mercado de construção

Por Rodrigo Conceição Santos – 26.08.2016 – 

CONCRETE SHOW ESPECIAL: empresa expõe novo modelo de 32 toneladas para atrair mercado de agregados.

O recém-lançado caminhão VM de 32 toneladas está em exposição durante a Concrete Show 2016, confirmando que a fabricante sueca quer mesmo um espaço maior no setor de caminhões basculantes para operações fora de estrada. Esse mercado é dominado pela Mercedes-Benz e tem a Scania como segundo player, e a Volvo agora pretende ataca-lo ganhando negócios principalmente no transporte de agregados.

O VM 32, que tem algumas particularidades voltadas à operação off road, como maior altura no ângulo de ataque e redução dos cubos traseiros, compõe a linha de caminhões off road da Volvo, liderada pelo FMX (de maior capacidade). Mas é um caminhão médio, usado principalmente para ser equipado com caçamba basculante do meia-cana de 14 m³ de capacidade.

“O frotista off road não é especialista em transporte, mas tem um custo logístico alto. Por isso entendemos que podemos ajuda-lo com a oferta de produtos específicos, como o VM 32, que pode oferecer reduções nos custos de combustível e componentes, além de ser mais produtivo que outros veículos no canteiro de obras”, diz Ana Paula Marinho, engenheira de vendas da Volvo Caminhões.

O VM de 32 toneladas está sendo comercializado desde junho, como reportou o InfraROI (veja a matéria completa aqui), a um preço médio de R$ 285 mil. A expectativa da Volvo é a de abocanhar 20% de market share nessa faixa de equipamentos, o que significaria, no mercado atual, vender cerca de 200 unidades ao ano.