Volvo entrega 40 ônibus para renovação da frota de Curitiba

Redação – 30.04.2020 –

Montadora sueca destaca participação de biarticulados, da qual seria a principal fornecedora na cidade e no mercado nacional 

A Volvo está comemorando a entrega de 40 novos ônibus para a capital paranaense, cuja renovação da frota envolveu a inclusão de 517 veículos nos últimos quatro anos. As quatro dezenas atuais fazem parte da entrega desse ano por parte da montadora sueca e tem como destaque os biarticulados – 6 no total – da qual a marca se diz a principal fornecedora da cidade e do mercado nacional. Além deles foram entregues 13 articulados, 16 padron e 5 ônibus convencionais.

A renovação da frota curitibana fortalece o papel da cidade como criadora do conceito de BRT ou sistema de ônibus rápidos, tradução do inglês Bus Rapid Transit: corredores exclusivos, com embarques em nível e bilhetagem pré-paga para dar mais fluidez ao transporte coletivo de passageiros. Hoje, o sistema de transporte da cidade movimenta 1,23 milhão de pessoas, em mais de 14,1 mil viagens diárias. Divididos entre 254 linhas, os 1.250 ônibus da cidade percorrem uma média diária 273 mil quilômetros.

Os novos veículos da Volvo são modelos pesados (biarticulados, articulados e padron) e contam com itens como sistema de freios eletrônicos à disco e ABS, controle eletrônico de aceleração, sistema automático de nivelamento da suspensão a ar, entre outros. Eles também estão habilitados para ativação do controle automático de velocidade, sistema que utiliza conectividade GPS para reduzir automaticamente a velocidade dos ônibus em áreas críticas como terminais, perto de escolas ou hospitais.

De acordo com a montadora, no ano da implantação do sistema de controle de velocidade, (2018), a tecnologia teve importante contribuição para a redução de 50% nas colisões no eixo norte do BRT da capital paranaense, comparando com o ano anterior.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *