Volvo entrega primeira escavadeira elétrica para testes e produção comercial começa em 2020

Redação – 27.08.2019 –

Equipamento compacto usa baterias de íons de lítio de 48 volts e um motor elétrico que alimenta o sistema hidráulico para movimentar a máquina e os implementos

Os equipamentos elétricos avançam na linha amarela e a escavadeira compacta da Volvo é a primeira do gênero da companhia sueca. A empresa acaba de entregar o modelo ECR25 Eletric para a empreiteira francesa Spac, que faz parte do Grupo Colas. A construtora está usando a máquina de 2,5 toneladas para escavar valetas no campo de golfe de Saint-Nom-la Bretèche, nos arredores de Paris.

“Para os moradores de cidades e áreas urbanas de uma maneira geral, esta escavadeira elétrica traz benefícios porque torna os canteiros de obras mais aceitáveis, limitando as emissões de gases e a perturbação produzida pelo barulho de máquinas”, explica Benjamin Silvent, gerente do canteiro de obras da Spac. Segundo o operador da escavadeira, Alexandre Birot, não é preciso desligar o equipamento para conversar com os colegas, como acontece nos equipamentos convencionais a diesel. “E também não temos fumaça, pois agora não há mais emissão de gases”, completa.

A observação de Birot resume as vantagens de substituição. A ECR25 Electric não tem o motor de combustão e sim baterias de íons de lítio de 48 volts e um motor elétrico que alimenta o sistema hidráulico para movimentar a máquina e os implementos. As baterias armazenam energia elétrica suficiente para alimentar a escavadeira por oito horas em suas aplicações mais comuns, como obras de serviços públicos.

Segundo a Volvo, o equipamento possui carregadores integrados que permitem o carregamento durante a noite, por meio de um soquete comum de tomada doméstica. A previsão da fabricante sueca é que a nova máquina esteja disponível em mercados selecionados a partir de meados do ano que vem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *