Volvo mostra ônibus autônomo na Suécia

Da Redação – 25.06.2018 –

Teste não dispensou motorista no veículo elétrico, que tem vários tipos de sensores integrados

Com vários sensores, o primeiro ônibus autônomo da Volvo foi apresentado na Suécia. O equipamento elétrico tem vários sensores que monitoram o entorno do veículo. As informações são usadas para orientação em manobras e, no futuro, devem ajudar a evitar acidentes, ajustando a velocidade ou parando o ônibus ao identificar proximidade com objetos, segundo a montadora.

De acordo com a fabricante, a base do veículo de demonstração é o ônibus elétrico já disponível na Europa. “Com baixo ruído e livre de emissões nosso ônibus elétrico é uma excelente alternativa para um transporte público sustentável. E agora, com diferentes tipos de automação, podemos fazer ainda mais progresso em segurança, conforto e eficiência. Com a tecnologia do Grupo Volvo estamos abrindo novas portas para o futuro”, diz Håkan Agnevall, Presidente da Volvo Buses.

O autônomo também será usado em pesquisa sobre comboios urbanos inteligentes, em que vários ônibus seguirão em conjunto de forma sincronizada e segura, aumentando a capacidade de transporte de passageiros. “A Volvo tem sido pioneira em sistemas de transporte com ônibus de alta capacidade, os Bus Rapid Transit (BRT). Agora estamos dando mais um passo, usando a automação para fazer conexão sem fio entre veículos, criando verdadeiros “trens” de ônibus, com alta flexibilidade”, diz o executivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *