Votorantim e CPQD atuarão em conjunto na mercado cimenteiro da América do Norte

Redação – 03.05.2021 –

A Votorantim Cimentos e a Caisse de dépôt et placement du Québec (CDPQ), concluíram transação para combinar operações de cimento na América do Norte. Após terem recebido as aprovações das autoridades regulatórias no Brasil, no Canadá e nos Estados Unidos, a St. Marys Cement Inc. (Canada), subsidiária da Votorantim Cimentos, poderá seguir agora com o processo de integração da McInnis Cement Inc.

Conforme a transação, as duas partes irão transferir seus ativos na América do Norte para a entidade combinada. A Votorantim Cimentos Internacional (VCI), plataforma de investimentos internacionais e subsidiária integral da Votorantim Cimentos, terá 83% de participação acionária e a CDPQ ficará com 17% das ações. As companhias acreditam que a combinação de negócios entre St. Marys Cement (Canada) e McInnis Cement deverá fortalecer significativamente o posicionamento estratégico das operações por meio do aumento da capacidade de produção de cimento, das eficiências operacionais e da ampliação da rede de distribuição.

A nova empresa contará com operações em Bowmanville e St. Marys, na província de Ontario, no Canada, e em Detroit e em Charlevoix, no estado de Michigan, em Dixon, no estado de Illinois, e em Badger, no estado de Wisconsin, nos Estados Unidos. Também contarão com a rede de distribuição concentrada na região dos Grandes Lagos (entre os Estados Unidos e o Canadá), e com a fábrica de Port-Daniel-Gascons com todas as suas operações de distribuição localizadas nas províncias de Quebec, Ontário, New Brunswick e Nova Scotia, no Canadá, além da região Nordeste dos Estados Unidos, bem como suas operações marítimas.

A Moelis & Company LLC atuou como consultor financeiro da Votorantim Cimentos nessa operação. O HSBC atuou como consultor financeiro da CDPQ na transação, e teve colaboração com o National Bank Financial e o BMO Capital Markets.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *