Wi-Fi e reconhecimento facial criam colete real de 007

Da Redação – 06.03.2018 –

Traje de segurança identifica suspeitos e envia alertas para os agentes de segurança. Tecnologia está em fase de piloto e será mostrada em SP nessa semana

Colete pode ser usado em bancos e estádios de futebol, entre outros

A tecnologia real está superando a criatividade dos roteiristas de cinema. Pelo menos na área de segurança. É o caso do colete da Axis Communications que está sendo apresentado na ISC Brasil entre hoje e quinta-feira em São Paulo. Trata-se de um colete com câmera de reconhecimento facial embutida. O mecanismo cruza o rosto de quem passa pela frente do agente com um banco de dados de criminosos foragidos, suspeitos de tráfico de drogas ou integrantes de quadrilhas de assalto a bancos, entre outros crimes.

Quando o equipamento identifica que deu match, o processo é imediato: a câmera envia um aviso sonoro ao agente para que fique alerta. Obviamente, o aviso é discreto. “Na mesma hora, um outro agente na central de controle visualiza o suspeito e, usando um microfone de mesa, descreve ao agente em campo as características do indivíduo procurado, e traça um plano de ação”, explica o documento de divulgação oficial da Axis. De acordo com a empresa, o uso do colete é amplo, incluindo de agentes de segurança privada na entrada de agências bancárias até profissionais que controlam a entrada em estádios de futebol.

Além da integração com software de reconhecimento facial, a solução é possível graças às capacidades de áudio e conexão Wi-Fi da câmera. Carregada através de uma bateria, a câmera tem autonomia para acompanhar a ronda dos agentes de segurança. A tecnologia – ressalva – está em fase de piloto.