Redação – 20.05.2021 – O projeto do ônibus híbrido (elétrico/etanol) desenvolvido pela Itaipu Binacional e parceiros está em fase final de teste. O protótipo retornou à usina hidrelétrica já com cara de ônibus e recebeu a carroceria da Mascarello, com a qual vai passar por uma bateria de testes de rodagem. Os equipamentos embarcados estão sendo calibrados para ajuste da autonomia e eficiência para uso urbano.
A Itaipu iniciou o desenvolvimento desse projeto a pedido da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A expertise da Itaipu com veículos elétricos e o domínio nacional da tecnologia de produção do etanol como fonte renovável para a produção de combustíveis foram os principais motivos para o pedido da Finep.
A Itaipu já havia feito testes iniciais na usina antes de agregar a carroceria da Mascarello, entre novembro de 2020 e fevereiro de 2021. Na época, o veículo era composto apenas pelo chassi, rodas, baterias, assento do motorista, direção e mais alguns equipamentos mínimos para o protótipo rodar. O ônibus é do tipo “lowfloor”, que privilegia a acessibilidade (semelhante aos utilizados em aeroportos).
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Agora, com a carroceria já instalada, será feita a instalação das seis baterias de sódio, com 200 kg de peso cada, no local definitivo, além da integração dos sistemas que fazem o controle do sistema de tração híbrido do veículo, de forma a fazer uma gestão inteligente da energia utilizada para mover o ônibus.
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“Essa gestão é feita de maneira que o veículo utilize mais ou menos carga da bateria, de acordo com a situação, para maximizar o desempenho e a autonomia”, explica Eduardo Fontanetti, da divisão de Serviços de Itaipu e integrante da equipe do projeto. “O emprego do etanol, combustível nacional que tem menos emissões e é renovável, associado ao uso das baterias de sódio, que são menos poluentes, é sustentável e muito eficiente”, completou.
Os testes com o veículo completo serão realizados em Itaipu até o final deste ano, antes de ser entregue à Finep. O objetivo é disponibilizar a tecnologia para a indústria nacional, contribuindo com o processo de transição energética do país e com o programa combustível para o Futuro, para uma matriz mais limpa.