Redação InfraDigital – 16.09.2021 – Possibilidade de implementar soluções de telefonia entre apartamentos e CFTV são algumas das oportunidades
Em 2010, o IBGE apontou a existência de 57 milhões de domicílios no País, sendo que 1,8% estavam em condomínios. Por falta de dados melhores, se considerarmos que a proporção se manteve a mesma, hoje, teremos 1,2 milhão de domicílios em condomínios, aproximadamente. Esse seria o tamanho de um mercado que os provedores de acesso à Internet (ISP) podem alcançar para oferecer mais do que serviços de banda larga.
A oferta de serviços e rede para condomínios foi o tema da discussão do décimo episódio do Conexão InfraDigital, que contou com a participação de Fabrício Araújo, especialista em telecomunicações da Intelbras. Ele destacou a possibilidade do provedor, que já chega ao condomínio para oferecer seus serviços para o cliente final, conquistar um novo tipo de cliente.
A ideia é passar da portaria e, além de levar a infraestrutura de rede até o lar do cliente, também oferecer um novo serviço para todo o condomínio. As ofertas podem ser variadas, desde a conectividade de um sistema de videomonitoramento (CFTV) até serviços de telecomunicações e rede para condomínios.
Por exemplo, um serviço similar ao interfone, só que realizado pela Internet. Araújo comentou que muitos prédios não têm esse tipo de serviço porque a infraestrutura física seria muito cara. No entanto, ao utilizar a Internet, seja para um serviço de voz sobre IP (VoIP) ou na nuvem, o custo seria bem menor. Neste caso, a solução funcionaria como um ramal digital instalado a partir de um aplicativo no celular do morador.
No episódio, o especialista da Intelbras também comentou sobre a possibilidade de oferecer a Internet diretamente para o condomínio, que forneceria para o morador como seu próprio serviço. Confira melhor como funciona esse modelo ouvindo o episódio, que também contou com a participação de Claudio Hoki da Costa, CEO da Hokinet Internet Banda Larga: