EPON ou GPON, qual é o melhor?

Redação – 30.08.2021 – Podcast voltado a provedores debateu tecnologias de redes passivas 

A rede óptica passiva é uma evolução da arquitetura de rede e não precisa de energia em suas transmissões. Para o seu funcionamento, é necessário utilizar certas tecnologias e as mais conhecidas são a GPON e a EPON. Mas qual delas é a melhor? 

Indo direto ao ponto: depende. Segundo Fabrício Araújo, especialista em telecomunicações da Intelbras, a escolha da tecnologia será de acordo com os planos do provedor. Ele, que participou do oitavo episódio da série de podcasts Conexão InfraDigital, aconselha que o provedor que pretende evoluir sua infraestrutura para fibra óptica leve em conta seus planos de expansão. 

“Para aquele que está no rádio ou na cabeada e quer mudar para a fibra com uma perspectiva de iniciar com poucos clientes, pode começar com o EPON por conta do tráfego menor”, explica. “No futuro, conforme a rede cresce, é possível migrar para o GPON.” 

Isso é possível porque a infraestrutura física, a fibra óptica, será a mesma. Só sendo necessário trocar os equipamentos nas pontas, como as OLTS, se elas não forem híbridas e suportarem tanto o EPON quanto o GPON. 

Araújo ainda lembra que o GPON é interessante porque permite o dobro de tráfego no download, melhorando a oferta de planos para o cliente. Além disso, no futuro, a migração será quase obrigatória para manter o nível de serviço. 

Isso inclui, obviamente, as tecnologias ainda em desenvolvimento e implantação, como o XGPON. “O GPON é o mais utilizado hoje, devido à capacidade e ainda não se sabe qual a próxima tecnologia que o mercado vai adotar”, afirma. “A recomendação mais sensata é montar a rede óptica passiva dentro de padrões com identificação e equipamentos de qualidade para não ter problema no futuro.” 

No podcast, você também pode conferir como o provedor Weby Internet configurou sua rede óptica passiva. Confira: 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *