Redação – 08.10.2021 – Em evento online do setor, secretário estadual fez uma recapitulação dos projetos em andamento na capital
Para superar os desafios de mobilidade urbana na região metropolitana de São Paulo, o governo estadual já realizou R$ 32 bilhões em investimento na malha metroferroviária. O valor considera apenas as obras já em andamento e realizadas por meio de parcerias público-privadas (PPP’s). O número foi revelado pelo secretário estadual de transportes metropolitanos do Governo de São Paulo, Alexandre Baldy, durante sua participação na NT Expo Xperience 2021, evento digital voltado ao setor realizado nesta quarta-feira (6/10).
O secretário lembrou que, nos próximos meses, deve ser entregue a Estação Vila Sônia, da Linha 4-Amarela do Metrô. As obras da Linha 15-Prata também foram retomadas e já conta com quatro estações entregues, com perspectiva de mais três nos próximos meses, segundo Baldy. “Somente neste empreendimento, são R$ 450 milhões de investimentos”, afirmou.
Ele ainda comentou sobre outras linhas, confira:
- Linha 17-Ouro: de acordo com ele, são mais R$ 4,7 bilhões de aportes já realizados, com o primeiro trem da linha em operação já em 2022. O projeto aponta para oito novas estações, com quatorze trens ao total.
- Linha 6-Laranja: possui um investimento total de R$ 15 bilhões e, nesta semana, começou a operar também no turno noturno para acelerar as obras.
- Linha 5-Lilás: obras de extensão de 4,3 quilômetros farão a linha ganhar duas novas estações entre os bairros Capão Redondo e Jardim Ângela.
- VLT da Baixada Santista: o secretário também inclui nesta conta o VLT que liga São Vicente a Santos, que passa por obras, em um investimento de R$ 217,7 milhões, que vai dobrar a capacidade de atendimento e transporte da população local.
Ainda há outros projetos em execução:
- Linha 19-Celeste, que ligará o Anhangabaú ao Bosque Maia;
- Linha 20-Rosa, que conectará o bairro de Santa Marina ao município de Santo André, no ABC Paulista;
- Linha 13-Jade, que fará a conexão com o Aeroporto Internacional de Guarulhos;
Baldy considera que, ao todo, são 48 quilômetros de vias e 36 novas estações em obras, o suficiente para ultrapassar a marca de 366 km de trilhos e de 200 estações ao total ao longo da cidade de São Paulo.
Investimentos em tecnologia
Durante o evento, o secretário também ressaltou os investimentos do Governo do Estado em tecnologia, como a adoção de um novo sistema de cobrança e bilhetagem por meio de QR Code, tanto nas estações da CPTM quanto do Metrô. A inovação deve chegar ao cartão metropolitano BOM, que passará a se chamar TOP.
Outra novidade será a modernização dos sistemas de sinalização e segurança, como a implantação de portas de plataforma em 36 estações das Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. A iniciativa possibilitará a redução do intervalo dos trens, a redução do tempo de viagem, uma maior eficiência da operação e, principalmente, maior segurança para os passageiros.