Redação – 27.01.2023 – Equipamento chegou à estação Freguesia do Ó nesta quinta, em São Paulo
A tuneladora que trabalha no sentido norte da Linha 6-Laranja de metrô já chegou no primeiro ponto de parada antes da estação Freguesia do Ó. A marca foi alcançada nesta quinta-feira (26/1) pela máquina que realiza a perfuração de túneis e que também é chamada de tatuzão.
O tatuzão, cujo diâmetro é 10,61 metros, vai permitir a junção da estação com outros poços e estações da linha e, assim, continuar seu trajeto pelo Trecho Norte até o segundo ponto, a estação João Paulo I.
Para chegar à estação, a tuneladora avançou 297,8 metros de forma subterrânea, e permitiu a instalação de 166 anéis. Ao todo, este equipamento passará por cinco estações – entre Freguesia do Ó e Brasilândia.
São duas tuneladoras trabalhando ao mesmo tempo, uma no sentido sul e outra no sentido norte. Em 20 dias, uma delas vai alcançar a futura estação Água Branca e outra está chegando na estação Freguesia do Ó.
A outra tuneladora, chamada Maria Leopoldina, que trabalha no Trecho Sul da Linha 6-Laranja, deverá chegar ao seu terceiro ponto, a futura estação Água Branca, nas próximas semanas. O equipamento segue realizando a perfuração e vai abranger 10 estações até o destino final, a futura estação São Joaquim.
A Linha 6-Laranja, também chamada de Linha Universidade, vai ligar a Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, e vai transportar mais de 630 mil passageiros por dia e visa reduzir a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia.
Maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina, o empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade (Linha Uni). As obras estão em execução pelo braço de construção do grupo Acciona, com geração de quase 9 mil empregos. Após a finalização das obras, o ramal metroviário será operado pela Linha Uni por 19 anos.