Locadora de máquinas pesadas aposta em IA para acelerar processos

Redação – 16.04.2024 – WPX investe em inteligência artificial para agilizar processos e garantir informação atualizada em tempo real aos clientes

A WPX Locações e Logística, especializada em locação de máquinas pesadas e caminhões, está usando ferramentas como o Google Gemini e o ChatGPT em processos de análises de dados. A tecnologia, ainda submetida à auditoria humana para garantia da confiabilidade dos resultados, já permite atender a diversas solicitações de forma automatizada, parcial ou totalmente, com a entrega agilizada de dados e acompanhamento em tempo real de serviços em desenvolvimento.

O projeto nasceu a partir da parceria contínua da WPX com os desenvolvedores, com um investimento que superou R$ 400 mil só no último ano. O CEO da empresa, Alexandre Petkow, explica que a companhia não enxerga que a iniciativa com IA é uma plataforma como um projeto de custo fixo ou entrega finalizada. “Acreditamos na necessidade de investimentos contínuos para manutenção da atualidade tecnológica ao longo da existência da empresa.”

Atualmente, o programa está em fase de testes internos. Enquanto a empresa se reestrutura desde a base até a direção com a nova tecnologia, as apostas continuam altas para alcançar destaque e liderança no mercado.

Nessa linha, a WPX disponibilizará um canal exclusivo no WhatsApp para clientes e colaboradores solucionarem dúvidas diretamente com a IA sobre processos burocráticos, que podem ser acessados pela ferramenta automatizada, como contratos, medições, prazos de vencimento, entre outros. Outra aposta é o desenvolvimento de um sistema de Business Intelligence (BI) para fornecer informações atualizadas sobre as operações em curso, com o objetivo de aprimorar decisões estratégicas e a eficiência operacional.

Essas inovações tecnológicas prometem angariar o crescimento da WPX previsto para os próximos anos. Nos últimos três anos, a frota aumentou de 200 para mais de 480 máquinas e equipamentos, todos modernos e adaptados para atender aos setores de energia, mineração e construção pesada. Ao longo de 2023, os segmentos de energia e de infraestrutura pesada, em especial obras rodoviárias e ferroviárias, foram os mais relevantes para a empresa.