Porto do Açu quer usar lama de dragagem na construção civil

Redação – 16.04.2024 – Projeto realizado em parceria com universidades estuda o uso do resíduo na construção de blocos de encaixe e argamassa

O Porto do Açu implementou um projeto para transformar os resíduos obtidos pela dragagem na construção civil. A ideia é dar mais utilidade para a lama retirada nas obras de expansão do Porto do Açu e testes mostraram a possibilidade de usar o resíduo na fabricação de blocos de encaixe – com protótipo já pronto – bloco intertravado e até argamassa.

Segundo Juliane Carneiro, coordenadora de Inovação do Porto do Açu, o projeto buscou estudar as características do material retirado do fundo no processo de dragagem e realizar um melhor gerenciamento desse material. “O projeto também se destinou a pesquisar possibilidades eficientes e ambientalmente favoráveis para a lama, sedimento comum em corpos d’água, como rios, lagos, portos e canais”, explica Juliane.

O Porto do Açu já realizou estudos desde a navegabilidade em lama fluida, apoio ao desenvolvimento de ferramenta de calado dinâmico à projetos de economia circular. Em relação ao último, o material retirado passou por uma série de testes até resultar na fabricação de blocos de encaixe, argamassa e estudos de intertravados que podem ser usados pela construção civil.

Como detalha a coordenadora de inovação, a frente de projeto de navegabilidade em lama fluida também foi submetida e selecionada pelo edital de Empresa Inovadora do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPQ), cujo aporte financeiro custeia exclusivamente as bolsas de pesquisa. Atualmente, são 12 bolsas ativas e com pesquisadores selecionados na região Norte Fluminense.

“Já temos testes da argamassa, o protótipo do bloco de encaixe pronto e estamos testando a execução do bloco intertravado. Agora começaremos as próximas etapas no avanço do projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação”, conclui Juliane Carneiro.

O projeto Gestão dos Canais de Navegação Portuária e Reutilização do Material Dragado no Porto do Açu foi certificado na categoria ‘Supporter of Working with Nature” pelo PIANC World Association for Waterborne Transport Infrastructure, associação que reúne especialistas em obras costeiras e portuárias de vários países do mundo. O projeto foi iniciado há cerca de dois anos com a participação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), da startup Argonautica e da empresa Microars.