LiuGong reforça o DNA simple tech e avanço no Brasil

Por Rodrigo Conceição Santos – 23.04.2024 – Fabricante lança carregadeira elétrica durante a M&T Expo e mostra como ampliou estrutura e presença na América Latina.

Com 22 dealers ativos na América Latina (12 só no Brasil) – a LiuGong se apresenta de forma mais estruturada do que no passado. Segundo Herbert Francisco, diretor de operações estratégicas na região, desde 2015 a companhia vem se estruturando na América Latina. No Brasil, o processo começou em 2018.

“Até então, tínhamos apenas quatro famílias de equipamentos disponíveis na região. Hoje, são 11 famílias, que comportam 68 configurações diferentes”, explica Diego Zolezi, gerente de marketing de produto da LiuGong na América Latina. 

Da Esq: Os executivos Herbert e Diego, da LiuGong

Parte importante dos investimentos realizados foi a estruturação da sua unidade de montagem (SKD) em Mogi Guaçu (SP). A empresa também implantou escritórios em outros locais da América Latina, como Buenos Aires, Vitória (ES) e Campinas (SP). “Hoje, temos cerca de R$ 80 milhões em estoques de peças, divididos entre o SKD e as nossas filiais”, detalha Hebert Francisco.

Esses estoques atendem a uma população de 30 mil equipamentos da LiuGong que atuamna América Latina (sendo 65% disso no Brasil). “Para este ano, projetamos vender mais 2,8 mil equipamentos no país, além de outros 1,3 mil na América Latina”, revela o diretor de estratégia operacional da marca. Se as vendas desses 4,1 mil equipamentos se confirmarem, a fabricante terá um crescimento importante face ao total de 3 mil máquinas vendidas na região no ano passado.

Para isso, além de lançamentos, a LiuGong manteve o seu “DNA simple tech”. Ou seja, os equipamentos da marca levam um conceito tecnológico mais simples, a medida em que cada componente do equipamento – como motor, transmissão, bomba hidráulica e outros – contém um sistema eletrônico independente. Em outras marcas, explica Daniel, a eletrônica embarcada é interligada, de modo que, um alerta de interrupção em um componente X, faz com que todo o equipamento seja interrompido. “No caso dos nossos equipamentos, o alerta do componente com problema aparece no painel da máquina, mas não interfere no funcionamento dos demais”, explica.

De acordo com os executivos da LiuGong, esse conceito tem feito diferença nas vendas no Norte, Nordeste e Centro Oeste do país, onde a conquista de market share foi mais acentuada para a marca nos últimos anos.

Lançamento da pá-carregadeira elétrica da LiuGong

A pá-carregadeira elétrica sobre rodas 856H-E acaba  de ser lançada pela LiuGong na M&T Expo. Com capacidade de carga de até 5,8 toneladas e caçamba de 3,5 m³, o equipamento pesa 19,9 quilos e usa uma bateria que proporciona 350 kWh de armazenamento de energia, o que é suficiente para proporcionar autonomia de até 7 horas de operação. O carregamento completo da bateria é feito em cerca de 90 minutos.

Leia também:
Mina da AngloGold inicia operação de carregadeira 100% elétrica

Carregadeiras série T

Outro lançamento apresentado na M&T Expo é a série T de pás-carregadeiras sobre rodas. O modelo 838T tem transmissão automática sensível a carga, da ZF, e 4 marchas à frente e 3 marchas à ré.

Já a 870H MAX que chega ao Brasil com maior peso operacional, capacidade de carga melhorada e caçamba de 4,5 m³. A 870H MAX é equipada com motor Cummins de 255 HP e transmissão ZF Basic Power.