Appian Capital exporta 72 mil toneladas de minério nos primeiros meses de 2024

Redação – 15.05.2024 – Os minérios foco de atuação do grupo, níquel sulfetado e cobre, são commodities essenciais para dar suporte a transição energética em curso A Appian Capital Brazil, fundo de investimento privado especializado em mineração, fechou o primeiro quadrimestre com 72 mil toneladas de concentrado de cobre e níquel sulfetado enviados para Canadá, […]

Por Redação

em 15 de Maio de 2024
Redação – 15.05.2024 – Os minérios foco de atuação do grupo, níquel sulfetado e cobre, são commodities essenciais para dar suporte a transição energética em curso

A Appian Capital Brazil, fundo de investimento privado especializado em mineração, fechou o primeiro quadrimestre com 72 mil toneladas de concentrado de cobre e níquel sulfetado enviados para Canadá, Finlândia e China. O fundo de origem britânica, com cinco anos de atuação no mercado brasileiro, é responsável pela gestão de dois ativos no Brasil: Atlantic Nickel – produtora de concentrado de níquel sulfetado – e Mineração Vale Verde – produtora de concentrado de cobre.

A empresa segue otimista com os resultados para este ano, mesmo reconhecendo que há desafios ano mercado de níquel. A motivação vem o aumento de 7% das exportações nos primeiros quatro meses de 2024 em relação ao mesmo período do ano passado, além de os ativos estarem operando com capacidade de produção máxima.

Durante o período, destaca-se que foi realizado um embarque combinado, mantendo a estratégia adotada em 2023 para transportar a produção de cobre e níquel sulfetado, reduzindo a emissão de carbono e o custo de frete, o que reflete em eficiência na operação logística do fundo. Com isso, espera-se chegar ao fim de 2024 com números satisfatórios de economia de carbono na logística das commodities.

Com essa estratégia, a Appian foi capaz de reduzir a emissão de mais de 4.680(t) CO2e em 2023. Esta redução representou 31,58% da emissão total que ocorreria em um cenário de embarques individuais. O transporte destas commodities representa a movimentação de minérios base para o investimento em energia limpa, tornando a Appian Capital Brazil protagonista de grande relevância para a transição energética.

LEIA MAIS: Brainiall reestrutura nuvem para melhorar soluções de automação para mineração

Em 2023, a Appian Capital Brazil exportou mais de 200 mil toneladas de cobre e níquel sulfetado enviados para América do Norte, Europa e Ásia. Para este ano, a expectativa é aumentar as exportações com a produção dos ativos em sua capacidade máxima.

Performance de exportação de cada mina da Appian Capital

Com carga de 39.347 toneladas de concentrado de níquel sulfetado, a Atlantic Nickel (ATN), única produtora de níquel sulfetado do Brasil, realizou quatro embarques no primeiro quadrimestre de 2024. Os navios seguiram do Porto de Ilhéus (BA) para o Canadá, China e para Finlândia. Em 2023, o ativo exportou mais de 100 mil toneladas de concentrado de níquel sulfetado, sendo aproximadamente 14 mil toneladas de níquel contido para América do Norte, Europa e Ásia.

Os primeiros embarques com o concentrado de cobre produzido na mina Serrote em 2024 totalizaram 32.808 toneladas. Os navios partiram do porto de Maceió com destino à China. No último ano, a Mineração Vale Verde encaminhou mais de 105 mil toneladas, sendo aproximadamente 26 mil toneladas de cobre contido, para Finlândia, Taiwan e China.

A Mineração Vale Verde é o único empreendimento do estado de Alagoas que lida com metais básicos. Em 2022, a mineradora concluiu seu ramp-up e a mina Serrote alcançou sua capacidade máxima de produção. O cobre é um dos metais com previsão de alta de demanda no mercado, devido à transição energética, estando presente em carros elétricos, baterias, turbinas eólicas e painéis solares, entre outros.