Redação – 27.02.2023 – Ação teve foco em garantir a segurança de grandes estruturas de São Paulo
Com caráter orientativo e preventivo, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) realizou uma operação de fiscalização em todas as estruturas classificadas como Obras de Arte Especiais (OAE) na capital paulista. Ao longo da últiima semana, foram fiscalizadas as atividades técnicas em estruturas como pontes, viadutos, túneis e outras.
A operação buscou garantir a existência de profissionais registrados e habilitados em todas as etapas de construção, inspeção, laudo, manutenção e conservação de estruturas de concreto armado e protendido.
Durante a ação, 12 agentes fiscais do Conselho atuaram no município de São Paulo em estruturas de grande dimensão que geram impacto na mobilidade urbana. A intenção é assegurar que as atividades técnicas nestes locais são desempenhadas conforme a legislação profissional.
Balanço de 2022
O Crea-SP encerrou o ano passado com mais de 462 mil ações de fiscalização em todo território paulista. O número representa mais um recorde histórico para o Conselho, ultrapassando a meta de 400 mil ações fiscalizatórias estabelecida para o período. Este ano, a meta é realizar 600 mil operações.
De 2015 a 2022, as fiscalizações do conselho aumentaram cerca de 1.600%. O crescimento se deve ao uso das tecnologias para apoio às atividades, com pesquisas e apurações remotas, antes dos agentes fiscais irem a campo, e à adoção do modelo das forças-tarefas no Estado.
O Crea-SP também conta com canais em todas as unidades de atendimento para o registro de queixas, além do site; dos telefones 0800 017 18 11 ou 0800 770 27 32 e do e-mail: faleconosco@creasp.org.br.
A entidade lembra que são infrações à legislação profissional: a ausência de responsável técnico em projetos, execuções ou prescrições; obras clandestinas; falta de placa na obra ou de identificação de responsável em atividades sujeitas à fiscalização; produção irregular de material ou insumo aplicáveis na Engenharia, Agronomia e Geociências; e outras situações relacionadas à violação do exercício técnico.