Falta de água não é prioridade em políticas climáticas, afirma pesquisadora

Segundo artigo de pesquisadora brasileira, a falta de acesso regular à água não foi relevante nas discussões das últimas COPs

Por Redação

em 1 de Outubro de 2026

De acordo com a professora Priscila Soraia da Conceição, do Campus Rio Preto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o saneamento até tem espaço nas políticas climáticas, mas questões como a falta cotidiana de água passam ao largo das discussões. A pesquisadora discute a problemática no artigo “Água e saneamento para além da sustentabilidade negociável na agenda climática urbana pós-COP30”, publicado em inglês na revista internacional Frontiers in Sustainable Cities.

O texto leva me conta a inserção da água e do saneamento na agenda climática internacional no contexto pós-COP30, com atenção às relações entre adaptação climática, financiamento, desigualdades territoriais, justiça ambiental e direito. Em sua argumentação, Conceição indicou que a água e o saneamento ganharam espaço na agenda climática, sobretudo quando podem ser apresentados como metas, indicadores, projetos e necessidades de financiamento, o que colabora na organização de ações e busca de recursos.

Ao mesmo tempo, questões como a falta cotidiana de água, o trabalho necessário para lidar com essa falta e o direito das comunidades de decidir sobre seus territórios recebem menos atenção. A pesquisa também mostra que a água aparece com mais frequência do que o esgotamento sanitário e a higiene.

Pesquisa quis descobrir se falta de água é relevantes para políticas climáticas

A pesquisadora explica que quis entender se esse avanço também considera as pessoas que vivem sem abastecimento regular de água ou sem coleta e tratamento de esgoto. “A pesquisa nasceu dessa pergunta: quando governos planejam ações e investimentos para enfrentar a crise climática, as desigualdades que já existem nos territórios entram de fato nas decisões?”

A pesquisa examinou documentos da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, incluindo o Acordo de Paris e materiais ligados à COP30, além de relatórios da Organização Mundial da Saúde e do UNICEF. Também analisou documentos produzidos pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil e por organizações indígenas da Bacia Amazônica. O período considerado vai de 2015 a 2026. “A comparação permitiu observar como diferentes instituições e organizações apresentam os problemas, as prioridades e as soluções”, explicou Conceição.

Pesquisadora espera que seu trabalho amplie critérios para investimentos

Dessa forma, o artigo analisa como a água, o esgotamento sanitário e a higiene aparecem nos documentos que orientam a ação climática após a COP30. Esses documentos ajudam a definir prioridades, acompanhar compromissos e buscar recursos. O artigo usa a expressão “sustentabilidade negociável” para discutir essa diferença entre o que ganha prioridade nos documentos e o que permanece em segundo plano.

Conceição espera que os resultados publicados no artigo possam ajudar a ampliar os critérios usados para planejar e avaliar investimentos. “Contar novas ligações de água ou o valor aplicado em obras é importante, mas também é preciso verificar se o abastecimento funciona todos os dias, se a água é segura, se as famílias conseguem pagar pelo serviço e se o esgoto continua afetando determinados bairros. A pesquisa defende que as populações atingidas participem da definição das prioridades, para que os investimentos em adaptação climática reduzam desigualdades já existentes”, conclui.

Leia mais

    Os assuntos mais relevantes diretamente no seu e-mail

    Increva-se na nossa newsletter e receba nossos conteúdos semanalemnte

    Aceito receber a newsletter por email