JCB está desenvolvendo equipamentos movidos à energia e hidrogênio

João Monteiro – 10.03.2022 – Segundo diretor da empresa, testes com máquinas do tipo estão sendo realizados na Inglaterra 
O presidente da JCB no Brasil, José Luis Gonçalves (foto: divulgação).

O futuro da linha amarela é verde, na visão da JCB. A fabricante está estudando a aplicação de equipamentos elétricos, para as funções mais leves, e máquinas movidas a hidrogênio, para modelos que pesam acima de sete toneladas. Equipamentos do tipo já estão sendo testados na Inglaterra, segundo o presidente da JCB no Brasil, José Luis Gonçalves. 

Ele, que participou de uma transmissão online para apresentar lançamentos da fabricante no Brasil, também comentou as iniciativas da empresa no Brasil. Recentemente, a JCB anunciou um investimento de R$ 120 milhões no País, que deve ser feito gradualmente entre o triênio de 2022-24. Dois terços desse valor irão para expandir a fábrica da empresa em Sorocaba (SP) e aumentar a capacidade. O restante deve ser usado para engenharia e desenvolvimento localmente. 

Atualmente, a JCB tem enfrentado dificuldades devido à crise na cadeia de suprimentos, principalmente em chipsets para a eletrônica de seus equipamentos. Gonçalves aponta que a empresa precisou se reorganizar para cumprir expectativas de clientes. No caso dos lançamentos dos manipuladores telescópios, a fábrica brasileira até fez um acordo com a filial indiana para garantir que parte da produção seja enviada ao Brasil.