Petrobras assina contrato de perfuração de poços terrestres para armazenamento de CO2

Projeto é o primeiro da América Latina a testar captura, movimentação e armazenamento de carbono em reservatório salino

Por Redação

em 25 de Agosto de 2026
<a href="https://br.freepik.com/fotos-gratis/vista-de-arvores-verdes-da-floresta-com-co2_31481258.htm#fromView=search&page=1&position=4&uuid=8df2d21f-126e-4d95-8c3a-8fbf56b0a8c0">Imagem de freepik</a>

A Petrobras assinou contrato para a perfuração e completação de quatro poços terrestres na Estação de Barra do Furado (EBAF), em Quissamã (RJ). Os poços — um injetor vertical e três direcionais de monitoramento — são parte da infraestrutura do Projeto Piloto de CCS São Tomé, o primeiro da América Latina de captura, movimentação e armazenamento de carbono (CO2) em reservatório salino a partir de fontes industriais.

O contrato firmado com a Halliburton Produtos Ltda é o primeiro passo na implantação do projeto e na estratégia da Petrobras de contribuir para a ambição de neutralização de carbono até 2050. O objetivo do piloto de CCS (Captura e Armazenamento de Carbono, na sigla em inglês) é testar e validar uma série de tecnologias enquanto captura até 100 mil toneladas de CO₂ por ano durante três anos. A perfuração e a completação dos poços, juntamente com toda a infraestrutura necessária, serão concluídas até 2028.

Leia mais

Armazenamento de CO2 em poços deve começar só a partir de 2029

Em 2029, a Petrobras iniciará a fase de operação, seguindo por três anos de injeção de CO2 e outros três de monitoramento dos reservatórios de armazenamento. A ideia é relativamente simples: o CO2 gerado por atividades industriais é capturado, transportado e injetado em formações geológicas profundas, onde permanece armazenado por longos períodos.

O processo ocorre em três etapas. Na primeira, o dióxido de carbono é separado de outros gases emitidos por atividades industriais e comprimido até atingir um estado chamado supercrítico, no qual apresenta características semelhantes às de um líquido e de um gás ao mesmo tempo. Isso reduz seu volume e facilita o transporte.

O carbono capturado é transportado até o local de armazenamento por meio de dutos e injetados em reservatórios salinos, que são formações geológicas localizadas a centenas de metros abaixo da superfície e preenchidas por água extremamente salgada, imprópria para o consumo humano e para a agricultura.

CCS São Tomé é o primeiro projeto do tipo no País

O CCS São Tomé, da Petrobras, é o primeiro piloto com movimentação de CO2 por duto e armazenamento em reservatório salino no País. Quando o dióxido de carbono é injetado nesses reservatórios, ele tende a permanecer preso por diferentes mecanismos:

  • aprisionamento estrutural: uma camada impermeável impede que o gás retorne à superfície;
  • aprisionamento residual: pequenas quantidades de CO2 ficam retidas nos poros das rochas;
  • dissolução: o dióxido de carbono se dissolve na água salgada;
  • mineralização: o CO2 reage com minerais presentes nas rochas e forma compostos sólidos.

O projeto é uma iniciativa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) que abre o caminho para que órgãos reguladores, como a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), acompanhem e validem, em ambiente real, procedimentos e normas pertinentes à cadeia de valor do CCS. As tecnologias aplicadas podem contribuir para um avanço regulatório importante sobre o armazenamento geológico de carbono em futuros projetos comerciais no país.

O projeto também traz inovações como: revestimento de fibra óptica para acompanhamento da pluma de CO2 em tempo real; sistema de coleta de amostras do reservatório, dispensando a intervenção no poço; materiais especiais resistentes a CO2; revestimento de fibra de vidro no poço monitor, possibilitando o uso de ressonância magnética nuclear para registro de dado.

    Os assuntos mais relevantes diretamente no seu e-mail

    Increva-se na nossa newsletter e receba nossos conteúdos semanalemnte

    Aceito receber a newsletter por email