Como “domar” a energia elétrica em data centers

Por Nelson Valêncio – 7 de abril de 2014

Os centros de dados ou data centers, como são conhecidos em inglês, já responderiam por cerca de 2% do consumo de energia elétrica dos Estados Unidos. Imagine a infraestrutura necessária para mantê-los operacionais. Pois bem: como era de se esperar várias pesquisas acontecem para reduzir ou tornar mais inteligente esse consumo. E uma delas veio do trabalho do brasileiro Leonardo de Paula Rosa Piga, doutorado pelo Instituto de Computação da Unicamp (IC) e agora pesquisador de uma das maiores fabricantes de processadores do mundo, a norte-americana AMD. Em sua tese, finalizada em 2013, o engenheiro avaliou o consumo de energia em data centers e criou um programa que, automaticamente, ajusta a frequência da voltagem da energia elétrica fornecida à demanda dos processadores instalados em servidores. O resultado foi uma economia de 16% em um conjunto (cluster) de 4 mil servidores virtuais.

Uma vez desenvolvido o programa, Piga partiu para a prática e propôs testar o software na AMD, nos Estados Unidos, usando os equipamentos da empresa americana. Detalhe: os hardwares produzidos por lá já são manufaturados com mecanismos de máxima eficiência energética. Mesmo assim, o brasileiro ainda conseguiu “espremer” o consumo e reduzi-lo em 5%. A experiência não só confirmou o acerto do estudo como deu ao profissional a chance de trabalhar na AMB. Agora, ele quer avançar mais e aplicar o programa a um conjunto ainda maior de processamento.

As melhorias nos data centers não estão restritas ao universo de pesquisas avançadas. Há tecnologias que já estão tratando a energia elétrica de forma inteligente. É o caso da empresa brasileira TC Solutions. A companhia adota o Busway Track, mecanismo desenvolvido pela americana Starline para simplificar a troca e manutenção de servidores em data centers. A forma tradicional envolve a substituição de cabos quando há tensões diferentes. Considerando a otimização de tempo, um processo que levaria 5 dias pela metodologia estabelecida, pode ser feito em apenas um com o recurso da TC Solutions.

De acordo com Jayme Cosceli, diretor geral da TC Solutions, a solução aplica plug-ins removíveis, dispositivos acoplados entre os racks e um sistema de barramento configurado pelo cliente e por onde passa a energia de alimentação. As entradas são individuais e a troca acontece de acordo com a voltagem determinada para cada servidor ou sistema acoplado. Com a instalação de plug-ins individuais para cada um dos racks, o processo não afeta o conjunto de equipamentos no entorno. A interrupção ocorre de forma isolada e permite a ativação rápida de um novo plug-in para transmissão de outras tensões, se for o caso.

Ainda na área de data centers, a empresa brasileira tem outro parceiro que otimiza a operação. Trata-se do HW Group, que fornece sensores para avaliação – em tempo real –de informações sobre a infraestrutura dos racks, incluindo temperatura, umidade, quantidade de abertura da porta de acesso e outros dados. Ao notar que os limites de segurança são ultrapassados, o sistema envia alertas via SMS e e-mail aos gestores. A mesma sistemática pode ser aplicada na infraestrutura de condicionamento de ar, outro sistema importante dos centros de dados.