Volvo CE lança 2 máquinas elétricas, com plano de aquisição em três modelos flexíveis

Redação – 25.04.2024 – Dois modelos compactos, uma carregadeira e outra escavadeira, são destaques do estande da fabricante na M&T Expo

A divisão de equipamentos de construção da fabricante sueca anunciou mais duas máquinas elétricas em seu portfólio. Os equipamentos compactos – a Volvo L25 Electric e a Volvo ECR25 Electric – estão sendo apresentados na M&T Expo, que acontece nessa semana em São Paulo.

Ambos já foram testados nos mercados norte-americano e europeu, mostrando uma operação mais rápida do que as equivalentes a diesel. Eles também estão alinhados com a política da Volvo de descarbonização.

A L25 Electric, nova carregadeira de rodas compacta, possui peso operacional de 5 toneladas e uma capacidade de carga de 1,7 toneladas. Com uma operação notavelmente silenciosa, graças ao seu sistema de tração totalmente elétrico, a máquina é ideal para áreas sensíveis ao ruído, permitindo trabalhos em horários não convencionais ou em ambientes internos, reduzindo as preocupações com a poluição sonora.

As baterias de íon de lítio de 48V e 40kWh de capacidade oferecem até oito horas de operação, dependendo da intensidade do uso. Com opções flexíveis de carregamento é possível recarregar a bateria em 100% em até duas horas, otimizando a operação e minimizando as paradas. Além disso, as baterias são protegidas contra vandalismo e projetadas para suportar até 2.500 ciclos completos de carga, garantindo uma vida útil longa, sem necessidade de manutenção.

Já a ECR25 Electric, nova escavadeira compacta elétrica, com peso operacional de 2,7 toneladas, se destaca por seu funcionamento silencioso, ideal para trabalhos em áreas urbanas ou sensíveis a ruídos, como operações próximas a hospitais.

Os dois modelos elétricos que a Volvo está apresentando na feira (foto: divulgação).

Com o aumento das zonas de baixas emissões nas cidades, a Volvo ECR25 Electric abre novas oportunidades de negócios para usuários finais e empresas de locação de máquinas. O novo equipamento também se destaca por seu design compacto, de raio de giro zero, que o torna ideal para aplicações em espaços reduzidos, como obras de escavação em porões e demolição.

Modelos flexíveis de compra

Outro uso indicado é no campo. A ECR25 Electric é dirigida para trabalhos no agronegócio, como em granjas, currais e todo o tipo de trato com animais. Como oferecem baixo nível de ruído, não interferem no bem-estar da criação, mantendo-a sem estresse.

Rafael Nieweglowski, head de vendas Emob & equipamentos compactos da Volvo CE na América Latina, detalha as opções flexíveis de aquisição.

“Oferecemos três modelos de negócios adaptáveis às necessidades específicas de cada cliente. A primeira opção permite a compra das máquinas com o completo suporte e assistência técnica da Volvo. Alternativamente, os clientes têm a possibilidade de optar pela locação dos equipamentos, por meio da Locadora Volvo ou da rede de distribuidores da marca”, destaca ele.

“Entendemos que a locação garante acesso a equipamentos de última geração por períodos ajustados às demandas pontuais de cada cliente, sem a necessidade de um aporte inicial de capital, além do que a manutenção do equipamento fica sob responsabilidade da Volvo”, explica.

Dentro dessa jornada de descarbonização, a meta da Volvo CE é que 35% das vendas globais sejam de máquinas elétricas até o fim dessa década.