Projeto que reduz custo de energia é premiado pela Fiesp

Por Débora Lopes – 1 de dezembro de 2014

Uma startup do Inatel venceu a quinta edição do Acelera Startup com um projeto para melhorar a eficiência energética em indústrias, pequenas e médias empresas e residências

energia-limpaA Agência Internacional de Energia (AIE) estima que os investimentos em eficiência energética podem gerar ganhos acumulados de US$ 18 trilhões até 2035. E os desenvolvedores de tecnologias para isso acreditam cada vez mais nessa projeção. Somente em 2012, por exemplo, foram investidos US$ 300 bilhões nesse tipo de solução e a expectativa é que esse volume cresça anualmente, com cada vez mais empresas criando novas soluções.

É o caso da Photon TIC, uma startup encubada pelo Inatel e que acaba de ser premiada pelo Acelera Startup, em sua quinta edição realizada pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). O projeto vencedor foi o Q2D, para eficiência energética em indústrias, residências e outros empreendimentos.

Segundo Neiriberto Azevedo, diretor de negócios da Photon TIC, o mau funcionamento na rede ou componentes elétricos instalados de maneira errada podem não só desperdiçar energia, mas também comprometer a produção, caso equipamentos deixem de funcionar ou operem de modo insuficiente. “O Q2D é um programa que faz o gerenciamento de energia, através de medições e supervisões de todas as grandezas elétricas, incluindo o fator de potência da rede. Em caso de subtenção, sobretensão e oscilação de temperatura, ele emite alarmes preventivos, que podem ser encaminhados através de mensagens de texto no celular”, diz ele.

De acordo com ele, a tecnologia permite verificar o registro e a qualidade de energia, inspeção térmica dos painéis e componentes elétricos e ainda faz o mapeamento de todo sistema, mostrando ao consumidor exatamente o quanto de energia está sendo usada e quem são os maiores consumidores.

Com a solução também é possível auxiliar no uso eficaz de energia e na prevenção e segurança de quadros elétricos e a ideia surgiu quando Neiriberto observou que a maioria dos circuitos elétricos em caixas de distribuição de energia nunca estavam identificados, o que dificulta as manutenções.

Para o especialista, outra vantagem é a economia conquistada com o controle eficiente de energia, tanto no que se refere ao desperdício quanto no que tange os gastos com diagnóstico e manutenção de eventuais problemas elétricos. “A melhoria da eficiência energética ainda pode trazer impactos diretos e indiretos sobre a atividade econômica, emprego, balança comercial e também nos preços da energia bruta”, diz.

O Q2D, que está em fase final de teste piloto e ensaios de medição para certificações, já é um estímulo para as indústrias brasileiras. De acordo com Azevedo, existem projetos em andamento com empresas renomadas no mercado que já, inclusive, possuem orçamento de investimento em energia para o próximo ano, quando a inovação estará pronta para ser comercializada.