Rosseti implanta tratamento de efluentes para reutilizar a água

Da Redação 16.04.2015

ETAR da unidade de Itaquaquecetuba
Estação de tratamento da unidade de Itaquaquecetuba

A fabricante de implementos rodoviários implantou uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), na unidade de Itaquaquecetuba (SP), para reutilizar a água no lavador de peças. A ETAR adiciona produtos químicos no efluente, tratando a água para que possa ser reutilizada. Em determinado momento do processo, esse líquido residual fica saturado e é descartado. Quando isso ocorre, ele já está atendendo os parâmetros de lançamento exigidos pela lei ambiental.

O processo é feito da seguinte maneira: a água utilizada para a lavagem dos equipamentos é bombeada da caixa de captação até o tanque de água suja pela bomba de pré-captação. Ela alimenta a ETAR, recalcando a água suja através do medidor de vazão. Após isso, são injetados dois produtos químicos, o neutralizante e o floculante. Depois da etapa de coagulação, o efluente entra no misturador rápido para iniciar o processo e floculação. Em seguida entra no misturador lento, onde ocorre a floculação e crescimento dos flocos.

O efluente desce para a câmara de flotação, recebendo no caminho a injeção de água cheia de ar para a formação das micro bolhas. Elas aderem-se aos flocos e sobem ao topo do tanque de flotação, sendo removidas pelo sistema de raspagem mecanizado localizado no interior do tanque. Esse produto flotado é levado ao leito de secagem.

O efluente tratado sai do tanque de flotação pela parte inferior e passa por um sistema de controle de nível por vasos comunicantes, seguindo para o tanque intermediário, de onde é captado através da bomba do filtro e encaminhado para o sistema de filtro de areia, que tem a função de reter o material suspenso que eventualmente não flutuou na etapa anterior.

O controle de nível permite realizar a regulagem do nível dentro do tanque de flotação, controlando dessa forma a remoção e a quantidade de água do material flotado. Após a filtração, a água tratada segue para o reservatório de acumulação de água tratada de onde será utilizado novamente na lavagem ou descartado como efluente tratado.