Com nova frota, Pedreira Riuma reduz custos de transporte em 70%

Da Redação – 24.04.2015

Com novos equipamentos, de três modelos diferentes, comprados a partir de 2012 e usados na cava da mina e para transporte externo

Desde 2012, a mineradora paulista passou a substituir sua frota de caminhões, cuja idade média era de dez anos. A troca por equipamentos da Scania levou, segundo a fabricante sueca, a uma redução de 70% nos custos gerais de transporte. As melhorias também envolveram a diminuição do consumo de combustíveis: 50% na frota interna, que circula apenas na pedreira, e 16% na frota externa, que faz o transporte dos agregados minerais para os clientes. O processo de melhorias foi iniciado após um trabalho conjunto entre a multinacional e a pedreira e envolveu a compra de 36 caminhões de três modelos, todos 8 x 4: 20 caminhões P310, com caçamba e adotados para a frota externa, oito modelos G440, que fazem o transporte interno do minério até a britagem, e outros oito caminhões betoneiras P310.

“Com a frota antiga, que operou por 10 anos, transportávamos, para cada litro de diesel, 7,5 toneladas de minério. Agora com os caminhões Scania, transportamos 14 toneladas para cada litro, ou seja, quase o dobro”, explica Carlos Barbosa, engenheiro técnico da Riuma Mineração. Segundo ele, além dos equipamentos, a negociação com a Scania envolveu a contratação do Serviço Dedicado da Casa Codema, concessionária da fabricante europeia, que consiste na montagem de uma estrutura de serviços dentro da própria mineradora. Outra novidade com a frota atual é o uso do sistema de apoio Driver Support, tecnologia embarcada, disponível no painel dos caminhões. A tecnologia fornece informações diretamente ao motorista e funciona como uma espécie de “professor”. A geração de dados também acontece com o Full Potencial, ferramenta que permite a elaboração de relatórios mensais sobre o desempenho dos veículos.

“Estamos muito satisfeitos por nossos caminhões estarem aumentando a produtividade da Riuma. Quando apresentamos o P 310 8X4, que pode tracionar até 100 toneladas, a mineradora foi primeiro cliente a adquirir o modelo, lançado em 2013”, revela Celso Mendonça, gerente de Pré-Vendas da Scania no Brasil. “Fomos conhecer a operação, e depois de entender as necessidades concluímos que o caminhão deveria ser produtivo dentro da mina e nas entregas de material pelo Rodoanel (SP). Ou seja, um veículo versátil, que aliasse torque e potência”.