Energias renováveis crescem 8,3% em 2015

Da Redação – 13.04.2016 –

Pesquisa realizada pela Irena apontou que a capacidade de produção aumentou 152 GW no ano passado, com destaques para a geração de energias eólica e solar. 

A capacidade de produção de energias renováveis aumentou 152 gigawatts (GW) em 2015. O valor equivale a um percentual de 8,3% e representa a mais alta taxa de crescimento anual já registrada. Os dados são da edição de 2016 do relatório “Estatísticas sobre a Capacidade das Renováveis”, da Agência Internacional de Energias Renováveis ​​(Irena) e mostram que, ao final de 2015, havia 1.985 GW de capacidade de geração renovável em todo o mundo.

Segundo o relatório, o número aumentou em cerca de um terço ao longo dos últimos cinco anos, com a maior parte desse crescimento vindo de novas instalações de energia eólica e solar. No caso da energia eólica, o crescimento de 63 GW (17%) foi impulsionado por uma redução de quase metade do preço das turbinas terrestes desde 2010, afirma a Agência. Já o aumento de 47 GW (37%) da capacidade solar foi creditado à retração de até 80% nos preços dos módulos solares fotovoltaicos nesse mesmo período. A capacidade hidrelétrica, por sua vez, aumentou 3%, enquanto os aumentos de bioenergia e energia geotérmica registraram alta de 5% cada.

Mesmo com recordes de crescimento nas áreas de energia eólica e solar, a energia hidráulica foi responsável pela maior parcela do total da capacidade global de geração de energia renovável ao final de 2015, com uma capacidade instalada de 1.209 GW. De acordo com o estudo, três quartos dessa nova capacidade hídrica foram instalados no Brasil, China, Índia e Turquia (26,3 GW no total).

Adman Z. Amin, diretor geral da Irena, explica que o crescimento, os custos decrescentes das tecnologias e uma série de fatores econômicos, sociais e ambientais estão favorecendo as energias renováveis ​​em relação às fontes convencionais. “Este crescimento, juntamente com o recorde de US$ 286 bilhões investidos em energias renováveis ​, envia para investidores e formuladores de políticas um forte sinal de que as renováveis são agora a melhor opção para a geração de energia em todo o mundo”, complementa.

Distribuição regional

O relatório da Irena também mostra que o crescimento mais rápido na capacidade de geração de energias renováveis se deu em países em desenvolvimento, como é o caso da América Central e o Caribe – que tiveram expansão de mais de 14%. Já na Ásia, onde o crescimento foi responsável ​​por 58% da nova capacidade global de geração de energia renovável em 2015, a expansão foi de 12,4%. Na Europa, as renováveis aumentaram 24 GW (5,2%) e 20 GW (6,3%) na América do Norte.

“As significativas taxas de crescimento de capacidade em economias em desenvolvimento são uma prova das fortes perspectivas de negócios para a energia renovável”, disse Amin. “Esse tipo de energia ​​não é apenas uma solução para os países industrializados, ela também está favorecendo o crescimento econômico nas economias de mais rápido crescimento no mundo em desenvolvimento”, finalizou.

  
Acesse o link para visualizar o relatório completo: http://www.irena.org/Publications