BBC Tech aumenta seu backbone óptico em quase 70%

Da Redação – 08.07.2016 –

Provedor regional pernambucano investe em tecnologia para incrementar faturamento em 40% até 2017 e já prevê entrada em dois outros estados da região.

Não falta ousadia para o BBC Tech, provedor regional pernambucano. Com 300 km de rede óptica totalmente aérea, a companhia aposta no incremento da infraestrutura física para aumentar seu faturamento. A conta é simples: a malha chegará a 500 km até o final desse ano, ou seja, 67% de expansão, ampliando a cobertura. O resultado é a maior oferta de serviços e a maior inclusão de clientes na sua base e, é claro, o acréscimo de 40% no faturamento atual (não divulgado). Hoje, a base do provedor inclui 7 mil assinantes residenciais e cerca de 200 empresas, incluindo multinacionais com atuação na região.

A cobertura em Pernambuco, a partir da cidade de Camaragibe, na Região Metropolitana de Recife (RMR), inclui não só a capital como municípios importantes como Limoeiro e Caruaru. No total são 15 municípios servidos por uma rede completamente óptica, com tecnologia GPON (passiva óptica em gigabit) e FTTH, da sigla em inglês para fibra até a casa do usuário. Esse perfil, de acordo com Bruno Campelo, diretor de Operações da BBC Tech, deve ser mantido. O modelo de financiamento próprio igualmente continua, assim como os parceiros Furukawa, para cabos ópticos, e Juniper e Padtec, na área de equipamentos.

A infraestrutura do provedor continua sendo instalada nos postes das concessionárias locais de energia, mas a expansão inclui ainda os chamados contratos de troca de rede (swap) com outras seis operadoras. Um dos segredos para ampliar o rol de clientes, segundo Campelo é a estabilidade da rede, com pontos redundantes, e a operação e manutenção feita por uma equipe própria com cerca de 30 técnicos, supervisionados pelo centro de controle de rede (NOC) na sede do provedor. Para 2017, a meta inclui ainda a entrada em dois novos estados do Nordeste.