Brasileiro é um dos autores de obra internacional sobre microconcreto de alto desempenho

Da redação – 23.09.2016 –

Escrita por especialistas de seis países, a obra destaca características do material, incluindo leveza e resistência mecânica. Lançamento faz parte de evento da Abcic em São Paulo.

Paulo Eduardo Fonseca de Campos, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) é um dos autores do livro Microconcreto de Alto Desempeño; La tecnología del MicroCAD aplicada en la construcción del hábitat social. Publicada em espanhol, a obra é um dos destaques do seminário internacional promovido pela Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic). Iniciado ontem, o evento se encerra hoje em São Paulo.

Cinco outros pesquisadores da Venezuela, Cuba, Uruguai, Argentina e Espanha participam do livro, que reúne os avanços e as inovações mais recentes da tecnologia de argamassa armada, termo pelo qual o microconcreto de alto desempenho (MicroCAD) também é conhecido. Na obra, autores falam sobre as principais características do material, incluindo leveza e alta resistência mecânica e apresentam os benefícios para o consumidor final. Nesse último caso, são listadas a economia de material e diminuição nos custos de produção.

De acordo com a Abcic, o MicroCAD é especialmente indicado para a produção de peças pré-moldadas mais delgadas e leves, uma vez que sua espessura varia entre 20 e 30 mm. A Associação reforça também as vantagens logísticas do material: peças mais leves e menores facilitam o transporte das placas pré-moldadas, demandando equipamentos mais simples.

Além dos artigos técnicos, com tabelas e gráficos sobre obras realizadas com o MicroCAD, o livro traz um histórico de aplicação do material no Brasil.