Formas de plástico reduzem custo de obra em até 20%

Da Redação – 30.09.2016 –

Sistema foi desenvolvido no Rio Grande do Sul por Joaquim Caracas, criador de outras aplicações de plástico para construção civil.

O uso de plástico na construção civil está sendo ampliado e o assunto é um dos focos do II Congresso Brasileiro do Plástico, que acontece de 5 a 6 de outubro, em Porto Alegre. O evento é mais uma iniciativa para reforçar o uso do material no setor.

Joaquim Caracas é um dos inovadores que desenvolvem aplicações com uso de materiais plásticos em obras. Ele é fundador e diretor da Impacto Protensão e criou um sistema de formas de plástico que substituem 80% da madeira usada na fabricação de estrutura de obras e que economiza até 25% do aço empregado nas fases iniciais de construção. O resultado da substituição é uma redução de custo geral da obra em até 20%.

Segundo o engenheiro, a vantagem do plástico em relação à madeira é a possibilidade do material ser moldado de acordo com cada obra. “As formas são criadas em conformidade com cada projeto. Já a madeira precisa de cortes, adaptações”, explica o executivo, que ressalta também a sustentabilidade da aplicação. “No caso das formas plásticas, se elas se quebram durante uma obra, podem ser recicladas e refeitas quantas vezes for necessário. A madeira é muito mais cara para reciclagem”, explica.

Outro projeto inovador de Joaquim Caracas é o container sustentável, um sistema de placas modulares encaixáveis feitas de plástico reciclado, que já possibilitou a construção de alojamentos, casas, banheiros públicos para comunidades carentes e até um hotel de alto padrão. O uso das placas plásticas feitas sob medida é capaz de permitir que uma escola seja construída em dois dias e um banheiro pode ser feito em 7 minutos.

As aplicações citadas acima estão entre as inovações que serão apresentadas no II Congresso Brasileiro do Plástico, evento que será realizado no teatro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. O evento é apoiado por três sindicatos do setor, tem patrocínio de várias companhias do segmento e vai envolver diversos tipos de materiais como tubulações e instalações elétricas, janelas de PVC, revestimentos feitos de EPS (Isopor), entre outros.