Uberlândia terá bairro “inteligente”

Da redação – 07.10.2016 –

Projeto envolve parceria entre Algar Telecom e PromonLogicalis na área das chamadas smart cities. Iniciativa envolve, entre outros recursos, internet das coisas (IoT) para conectar sensores.

Granja Marileusa não parece um nome glamoroso, mas o bairro de Uberlândia sai na frente entre os empreendimentos de smart cities ou cidades inteligentes do país. A operadora Algar Telecom deve fazer da região uma espécie de cabeça de ponte de seus projetos no segmento. Entre as iniciativas previstas estão a ativação de luminárias inteligentes, sensores de luminosidade, bueiros conectados, sensores de ambiente (temperatura e umidade), lixeira inteligente e a plataforma de controle para soluções de internet das coisas.

Parte das novas tecnologias deve ser instalada ainda nesse ano, segundo a Algar, e estão sendo articuladas em parceria com universidades, institutos de desenvolvimento, startups e grandes empresas. Entre os parceiros, a está a PromonLogicalis, cujas plataformas de internet das coisas (IoT) devem ser adotadas para a coleta dos dados gerados pelos sensores citados.

“Com esta experiência esperamos desenvolver um ambiente que seja uma referência às prefeituras e ajude a tangibilizar os benefícios dessas tecnologias para a comunidade em diversas áreas, como segurança, limpeza urbana e iluminação pública, entre outras,” afirma João Albanezi, vice-presidente Executivo da PromonLogicalis.