Copel investe R$ 50,6 mi em redes de distribuição compactas

Da redação – 13.10.2016 – 

Tecnologia reduz desligamentos em até 70%, segundo a companhia.

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) anunciou a aplicação de R$ 50,6 milhões na construção de 430 km estruturas compactas no Estado. Formada por um conjunto de cabos de aço, condutores cobertos e espaçadores, as redes compactas tornam a rede mais segura e, de acordo com a Companhia, podem reduzir em até 70% os desligamentos causados por contato direto com objetos estranhos, como galhos e pipas. Com a implementação, as redes compactas passam a somar 8,3 mil km no Paraná.

De acordo com Antonio Guetter, diretor de Distribuição da Copel, a ampliação dessas estruturas faz parte de um plano de modernização aplicado para todo o Estado, criado para evitar quedas na distribuição. “Além disso, contribuímos para a convivência harmônica dos cabos com a arborização urbana, uma vez que as redes compactas ocupam uma área menor e previnem podas drásticas”, disse.

Segundo a Copel, desde 2008 – quando se iniciou a construção desse tipo de cabo na região -, a extensão das redes compactas já aumentou cerca de cinco vezes.