Trens ganham mais inteligência e vão para a “nuvem”

Da redação – 23.11.2016 –

Chinesa Huawei lança duas soluções de telecomunicações e tecnologia da informação (TIC) específicas para segmento ferroviário.

Duas soluções que tornam os trens mais inteligentes estão sendo lançados pela empresa oriental nessa semana em Berlin, onde acontece a edição anual da InnoTrans. O evento é considerado um dos principais da área de tecnologia focada em trilhos e reúne expositores de mais de 50 países. No caso da Huawei, as novidades incluem a próxima geração do Urban Rail Data Communication System (DCS), sistema de comunicação de dados para trens urbanos, em tradução livre, e o Traffic Control Integrated Automatin Systems (TIAS), sistema de automação integrado de controle de tráfego, esse último operando com computação na nuvem.

As duas plataformas integrariam a já citada computação na nuvem, com recursos de Big Data e mais os do LTE, sigla para evolução de longo prazo das redes de telefonia móvel 4G. Segundo Yuan Xilin, presidente do segmento de transportes da Huawei Enterprise, a conjunção entre essas tecnologias permitiria vários avanços, incluindo a viagem segura nos trens e gerenciamento amplo e eficiente de recursos. “Com elas, apoiamos a integração aberta de serviços e informações, uma gestão inteligente, com prevenção de desastres, transportes de carga e manutenção do ciclo de vida dos recursos”, completa o especialista. Outros ganhos seriam a possibilidade de e criação de novos planos de marketing para emissão de passagens e melhorias nos serviços.

Trens nas nuvens

A plataforma TIAS foi criada em parceria com a HollySys e permite a criação de uma plataforma em nuvem para o centro de controle de operações de empresas ferroviárias. Ou seja, o processamento de dados e armazenamento para diversos serviços e sistemas ao longo das linhas ferroviárias e centros de operação migra para um ambiente cloud. O mesmo acontece para os computadores de mesa que passam a ter seu conteúdo hospedado na nuvem.

A solução DCS, por sua vez, foi criada com a Thales para a rolagem do sinal ferroviário urbano. Siemens, Alstom e Bombardier também testaram o controle de trens baseado em comunicação (CBTC) usando o LTE da Huawei, informa a fabricante chinesa. Com design empresarial anti-interferência do LTE, despacho sem falhas e alta escalabilidade, a solução melhora a confiabilidade da rede móvel e habilita um sistema mais seguro para o trânsito do sinal, aliviando o atual problema de interferência do Wi-Fi público. O sistema também integraria estações rádio base LTE, ampliando a cobertura de dados, inclusive nos túneis.

As soluções para o transporte ferroviário da Huawei cobrem os três principais segmentos de rede, plataforma e serviço. Essas tecnologias habilitam a criação redes de comunicação operacional para oferecer serviços como sinalização de trens, despacho de voz e vídeo,  trunking de voz e vigilância com vídeo, além de implantar plataformas de nuvem para sistemas ferroviários e soluções de big data para vários sistemas operacionais e de gerenciamento de recursos. Além de todas as inovações já citadas, estas tecnologias ainda oferecem suporte para a implantação de serviços de dados nos vagões fornecendo melhores experiências de viagem para os passageiros.