Aeroporto de Guarulhos é o segundo mais pontual do mundo

Da Redação – 09.01.2017 – 

Pesquisa realizada pela empresa britânica OAG aponta um avanço na pontualidade dos aeroportos brasileiros em 2016.

Um levantamento da empresa britânica OAG classificou o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) como o segundo mais pontual do mundo em 2016, na categoria dos terminais que operam com mais de 20 milhões de passageiros por ano. Com esse desempenho, o aeroporto sobe uma posição em relação à mesma pesquisa de 2015, que é compilada com base em dados de agências de viagens aéreas de todo o mundo, totalizando mais de 54 milhões de voos e mais de quatro mil aeroportos espalhados pelos cinco continentes.

O setor aeroportuário brasileiro também apontou uma evolução em outros segmentos da pesquisa. A companhia aérea Gol, por exemplo, ocupou o 13º lugar no ranking de pontualidade em sua categoria e, entre os terminais com movimentação de 10 a 20 milhões de passageiros por ano, os aeroportos de Brasília (DF), Congonhas (SP) e Galeão (RJ) se classificaram respectivamente em quarto, sexto e 12º lugar.

Na avaliação de Paulo Henrique Possas, diretor de Gestão Aeroportuária da Secretaria de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, esse desempenho reflete a melhora na gestão do setor sob concessão privada, bem como os investimentos em modernização e ampliação de capacidade dos terminais de passageiros e a integração entre aeroportos e companhias.
“Até o ano passado, o Brasil nunca havia sido mencionado nesse relatório e a tendência é que esses números continuem melhorando, já que estão previstas mais concessões”, diz Possas. Ele destaca que o desempenho na pesquisa internacional demonstra que “os passageiros são os principais beneficiados” com o projeto de modernização do setor com base em concessões privadas.