Do céu ao subterrâneo, projetos de infraestrutura mostram força do concreto

Da redação – 18.01.2016 –

Na semana que acontece a World of Concrete, uma das feiras mais importantes do segmento em nível mundial, obras singulares são destacadas nos Estados Unidos e Canadá.

Com 73 andares, o Wilshire Grand Center, em Los Angeles, deve ter sua construção finalizada ainda esse ano. O prédio já tem seu espaço na história do concreto, em função do recorde de lançamento do material a 244 metros, consumindo um total superior a 16 mil metros cúbicos. Coordenado pela Turner Construction, a construção do prédio foi suportada pela Conco Construction, responsável pela organização da frota de 16 bombas da Putzmeister.

Na direção contrária, dois empreendimentos de infraestrutura ganham destaque em 2016, segundo a publicação especial da WOC publicada nessa terça-feira, dia 17. Um deles é o projeto do metro da Segunda Avenida, em Nova York. A iniciativa é da Metropolitan Transit Authority Capital Construction e envolve do túnel de aproximadamente 6 metros de diâmetro, que tem sido implantado com segmentos de concreto pré-fabricado. A fase I do projeto foi concluída em maio de 2015.

Ainda mais profunda é a construção do entrocamento de coleta Sudoeste do sistema de esgoto de Ontário, no Canadá. A obra foi pensada para dar conta do fluxo futuro de esgoto e tem 14 km de extensão e está sendo implantado em profundidades entre 4,8 e 40 metros. Já o sistema de shafts de ventilação vai mais fundo, variando entre 9,8 e 60 metros.