Suzano prossegue obras de expansão

Da Redação – 14.02.2017 – 

Projetos da fabricante de papel e celulose somam investimentos de 720 milhões de reais, apenas este ano, em expansão da capacidade e produtos de maior valor agregado.

Dentro de seu programa de investimentos de 1,8 bilhão de reais, entre 2016 e 2018, para expandir e diversificar sua capacidade de produção, a Suzano Papel e Celulose planeja aportar apenas este ano um total de 720 milhões de reais em obras nas unidades de Mucuri (BA), Imperatriz (MA) e Limeira (SP). Os recursos serão aplicados basicamente na implantação de duas linhas de produção de celulose tipo tissue, utilizada em papéis higiênicos e lenços de papel, e de outra linha para a fabricação de lignina, um subproduto extraído no processo de produção de celulose que pode substituir derivados de petróleo em aplicações de alto valor agregado.

As linhas de produção de tissue, também conhecido como papel sanitário, serão implantadas em Mucuri e Imperatriz, para atendimento à demanda dos mercados do Norte e Nordeste do país. Já a de lignina, considerada a nova fronteira tecnológica da indústria de papel e celulose, uma vez que o produto tem aplicação também na construção civil e na indústria moveleira, ficará instalada na unidade de Limeira. Os dois projetos, cujo objetivo é diversificar o portfólio da companhia com produtos de maior valor agregado, devem entrar em operação ainda este ano.

Nessa linha também segue a produção de celulose tipo fluff, iniciada em 2015 na unidade de Suzano (SP). Com isto, a Suzano avalia que passa a dispor de um leque de produtos que, além do alto valor agregado, conferem maior competitividade a suas operações na medida em que reduzem sua exposição a fatores como oscilações do câmbio e do preço internacional da celulose. O desgargalamento da unidade Imperatriz, cuja capacidade de produção aumentará de 1,5 milhão para 1,65 milhão de toneladas anuais de celulose, também será concluído este ano, assim como a ampliação e modernização da estação de tratamento de efluentes (ETE) e a instalação de um novo cristalizador na Linha 2, ambos em Mucuri.

A expansão da ETE tem o objetivo de garantir que a água de processo utilizada nesta unidade seja devolvida ao rio Mucuri dentro de padrões ambientais adequados às metas de sustentabilidade requeridas. Já o novo cristalizador permitirá a otimização do consumo de insumos químicos na Linha 2 de produção de celulose da planta instalada na Bahia. Esses projetos estão inseridos no plano de investimentos da Suzano para 2017, de 1,8 bilhão de reais, que inclui um total de 1,11 bilhão de reais em obras de manutenção das instalações, bem como na otimização das operações florestais.