TOTVS foca em gestão para pequenas construtoras

Da Redação – 15.02.2017 –

Desenvolvedora de sistemas de gestão ERP aposta no atendimento às pequenas construtoras pelo modelo de negócio SaaS, em que o software é oferecido como serviço.

Atenta às transformações pelas quais passa o mercado brasileiro de construção civil, a TOTVS, que atua no desenvolvimento de sistemas de gestão empresarial, preparou novos pacotes de softwares voltados para pequenas construtoras e escritórios de engenharia. As ferramentas são oferecidas no formato Intera, em que a contratação é realizada por assinatura mensal (subscrição) e inclui acesso total ao sistema de gestão ERP da empresa e suas soluções especialistas. Tudo com a gestão do ambiente realizada pela TOTVS, na nuvem, sem a necessidade de aquisição de licenças e com uma rápida implantação.

A avaliação da empresa é que, com as denúncias relacionadas à operação Lava Jato e a paralisação nas grandes obras de infraestrutura, as empreiteiras de maior porte já sentem o reflexo em suas operações, criando um momento propício para as pequenas construtoras ganharem mais espaço no mercado. Outro ponto favorável para esse segmento é o custo operacional mais baixo, que facilita o crescimento, além da estrutura enxuta, também considerado um fator positivo em tempos de instabilidade econômica.

Nesse cenário, TOTVS aposta no atendimento às pequenas construtoras pelo modelo de negócios SaaS (software como serviço, das iniciais em inglês). Ela avalia que, dessa forma, as empreiteiras e empresas de projeto de menor porte podem eliminar gastos com uma infraestrutura robusta de TI, investindo em inovação sem impacto no seu orçamento. “Essas empresas têm uma oportunidade única de crescer nesse momento e é essencial vender mais e aprimorar o contato com o consumidor de forma natural e conveniente a eles, ou seja, através do uso da tecnologia”, afirma Marcelo Cosentino, vice-presidente dos segmentos Services da TOTVS.

Para atender às incorporadoras, a empresa conta com dois tipos de pacotes de sistema de gestão ERP. O primeiro é composto por backoffice (Gestão Financeira, Compras e Fiscal) mais o sistema especialista, o TOTVS Incorporação. Já o segundo é formado por essas duas ferramentas, acrescidas do Portal do Corretor e do Portal do Cliente, desenvolvidos especialmente para a comercialização de imóveis e para facilitar o relacionamento entre incorporadoras, construtoras e seus clientes.

Os pacotes destinados às construtoras, por sua vez, incluem o sistema de backoffice (Compras, Faturamento, Financeiro) e a plataforma TOTVS Obras e Projetos, focada em orçamento, planejamento e acompanhamento de canteiros. “A concorrência está alta e o cliente, cauteloso. Com isso, as empresas têm uma diminuição nas margens de lucro e é vital ter um controle eficiente do orçamento, para evitar despesas extras que encarecem o custo final de um empreendimento”, diz Cosentino.

Um dos diferenciais do lançamento é o modelo de implantação. A TOTVS treina e capacita os usuários finais da empresa, para que eles usem as ferramentas de maneira autônoma e que as dúvidas sejam sanadas nas visitas dos consultores. Dessa forma, o .cliente economiza nas despesas com mão de obra especializada e tem colaboradores mais qualificados para utilização das tecnologias.