Scania muda o comando comercial nas Américas

Da Redação – 02/03/2017 –

O sueco Mats Gunnarsson assume a presidência das operações comerciais da montadora nas Américas em lugar de Martin Ståhlberg, nomeado para a mesma função na Europa.

Desde o dia primeiro de março, a Scania está sob novo comando em suas operações comercias nas Américas. O sueco Mats Gunnarsson assumiu a presidência dessa área, que abrange os negócios da fabricante de caminhões na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela e Estados Unidos, onde a companhia conta com uma rede de concessionárias com mais de 600 pontos de atendimento e ampla participação de mercado.

Formado em Engenharia Mecânica pela KTH Royal Institute of Technology, da Suécia, com mestrado em Economia pela Universidade de Estocolmo, Gunnarsson iniciou a carreira na Scania em 1992. Após atuar na matriz da montadora, na Suécia, ele assumiu a direção geral de suas operações em Luxemburgo e, posteriormente, na Argentina, no início da década de 2000. Entre 2003 e 2009, o executivo trabalhou no grupo Volkswagen e no Banco de Investimento Europeu de Luxemburgo, até retornar para a Scania para ser vice-presidente sênior de Vendas de Veículos e Suporte Logístico, na Suécia.

Atualmente, ele exercia o cargo de presidente da companhia na França, que em 2016 se consolidou como o terceiro maior mercado do mundo em vendas de caminhões para a montadora. “Comandar a região das Américas será um desafio grande e gratificante, pois aqui estão, entre outros, o maior mercado do mundo para a Scania, o Brasil, assim como o principal mercado de ônibus, que é o México, e um dos mais promissores a nível global, a Colômbia”, afirma o executivo.

Gunnarsson comandará as atividades comerciais da Scania no continente a partir de sua unidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo. Ele substitui seu compatriota Martin Ståhlberg, que assumiu a mesma função na Europa, após cinco anos e meio à frente da região Américas.