Petrobras retoma obras da refinaria Rnest

Da Redação – 04.04.2017 –

Estatal contrata montadora para instalar a unidade de abatimento de emissões (SNOX) do primeiro trem de refino da Rnest, cuja conclusão está prevista para junho de 2018.

Com inúmeros contratos sob investigação na Operação Lava Jato, a construção da Refinaria Abreu e Lima (Renest) já se converteu em um problema de difícil solução para a Petrobras, principalmente em função da escalada dos custos do projeto. Uma parte do problema, entretanto, foi solucionada pela estatal ao avançar no projeto para conclusão do primeiro trem de refino da Renest.

Isto por que a empresa contratou a Qualiman Engenharia e Montagens para completar a instalação da unidade de abatimento de emissões (SNOX), que permitirá que a primeira fase do projeto opere a plena carga. Projetado para processar 115 mil barris diários de petróleo, o primeiro trem da Renest entrou em atividade em novembro de 2014 com uma produção máxima de 100 mil barris por dia. A implantação da unidade SNOX é uma condicionante para que ele opere a plena carga.

A função da unidade de abatimento de emissões é realizar o tratamento dos gases resultantes do processo de produção de combustíveis com baixo teor de poluentes, como o diesel S-10. A implantação desta unidade tem conclusão prevista para junho de 2018. O projeto da refinaria contempla ainda um segundo trem de refino, também com capacidade para processar 115 mil barris por dia, cuja obra depende de a Petrobras encontrar um parceiro para dividir os investimentos necessários.