Ceará faz balanço da expansão do Porto de Pecém

Da Redação – 07.04.2017 –

Segundo a secretária de Infraestrutura do estado, as obras da segunda fase de expansão estão dentro do cronograma

O governo cearense fez, na semana passada, um balanço das obras da segunda fase de expansão do Porto de Pecém. Na avaliação da secretaria de Infraestrutura, várias etapas caminham para a fase final de execução. É o caso da cravação de estacas e concretagem da superestrutura da nova ponte de acesso ao porto. O empreendimento tem mais de 40% dos trabalhos concluídos, mantendo a previsão de entrega até o primeiro trimestre de 2018.

No caso dos berços de atracação, dois deles já foram entregues (7 e 8) e o de número 9 tem 80% de sua execução realizada. A correia transportadora de minério de ferro – prevista na expansão – está operacional e funciona no píer 1 do porto, segundo a secretaria.

Fora do porto, mas diretamente ligado à ele, a CE-576, conhecida como “Rodovia das Placas”, tem 20% das obras executadas e deve ser entregue no final do ano. O nome da estrada – de 8 km no total – se explica porque ela será a via de escoamento da produção de placas de aço da Companhia Siderúrgica do Pecém (SCP) até as instalações portuárias.

Em função do tráfego, a CE-576 terá pavimento e dimensões diferenciados para viabilizar transporte das placas produzidas pela CSP. Os investimentos para conclusão da estrada estão estimados em aproximadamente R$ 24,4 milhões e foram viabilizados pelo Tesouro do Estado, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).