Utilities podem usar inteligência artificial no atendimento ao cliente

Da Redação – 04.09.2017 –

A chilena Sonda está propondo o uso de computação cognitiva (inteligência artificial) para o atendimento ao cliente de utilities. A proposta é dirigida inicialmente a empresa de distribuição de energia, que podem automatizar partes dos processos mais recorrentes de atendimento ao público.

Entre os serviços passíveis desse tipo de automação, a Sonda lista a emissão de segunda via de boleto, pedido de ligação, medição de tensão, religação e alteração de data de vencimento. “São demandas mais latentes e que utilizam algo que está um pouco mais maduro na cognição, que é a conversação ou linguagem natural, como alguns fabricantes chamam”, diz Richard Natal, diretor responsável pelas iniciativas de cognição para Utilities da empresa. “As concessionárias estão de olho em soluções que incentivam a economia financeira no setor de atendimento por conta dos altos custos gerados nesta área”, completa.

Segundo o relatório do Information Services Group (IS), a RPA Robótica de Processos (RPA) tem permitido que empresas executem processos de negócios de cinco a dez vezes mais rápidos, utilizando 37% a menos os recursos, em média. Esse impacto impulsionaria o setor e a estimativa é que até 2050, cerca de 80% das atividades realizadas por humanos sejam automatizadas.

Essa frente de negócios faz parte do plano de investimento da Sonda para seu crescimento orgânico, que representa US$ 280 milhões, dos US$ 790 milhões anunciados para o biênio de 2016 a 2018.

Somente o núcleo de utilities compreende o atendimento de mais de 12 milhões de unidades consumidoras, o que representa cerca de 48 milhões de habitantes.