Voith apresenta sistema integrado de frenagem para mineração

Da Redação – 17.01.2018 –

A fabricante alemã de sistemas de transmissão de potência, Voith Turbo, está testando um sistema diferente de frenagem e partida em caminhões de mineração. Trata-se do VIAB, sigla alemã para Sistema Integrado e Livre de Desgaste para Partida e Frenagem. Em suma, a tecnologia inverte a sequência tradicional de funcionamento motor-transmissão-retarder e faz uma ligação direto do retarder no motor, ficando como lógica a sequência motor-retarder-transmissão.

Isso significa, segundo a Voith, que o freio é diretamente conectado ao motor, de modo que uma integração hidrodinâmica concentra as funções de partida e frenagem em um único sistema. Testes em andamento em mineradoras do Chile e Peru há mais de um ano comprovam maior durabilidade do sistema de freio e redução no consumo de combustível.

A tecnologia foi desenvolvida com base no uso de um fluído hidrodinâmico que confere precisão e controle aos movimentos, executados com força máxima de frenagem tanto em velocidade baixa quanto em marcha a ré.

O desenvolvimento partiu do princípio de que o trânsito de caminhões de carga em ambientes de mineração enfrenta inúmeros desafios e os freios adicionais (retarders) são exigências legais, e altamente demandadas, de funcionamento.

Assim, em situações típicas e desgastantes durante a rotina de extração mineira – como as manobras longas, executadas em velocidade baixa e com partidas recorrentes – o sistema VIAB atua na transmissão da força motriz, reduzindo o desgaste do freio, assegurando a estabilidade termal e elevando a disponibilidade operacional do veículo

“Durante os testes, nas condições mais adversas possíveis, o VIAB está comprovando a eficiência operacional projetada e a habilidade de nossa equipe local de atendimento. Outras 15 unidades devem desembarcar no Chile agora, no início de 2018, para mais uma série de testes e demonstrações. Em breve teremos o produto pronto para o mercado”, diz Adelson Martins, responsável pela Divisão de Mobilidade da Voith Turbo na América do Sul.