Curitiba volta a ter ônibus novos rodando na cidade

Da Redação – 24.01.2018 –

Depois de alguns anos sem investir na frota de transporte público – por um imbróglio entre a prefeitura e as concessionárias de transporte – a capital paranaense volta a ter veículos novos. A Volvo foi contemplada com um pacote de 25 veículos biarticulados com 28 metros de comprimento e capacidade para transportar até 270 passageiros (uma versão ampliada, com 30 metros, pode acomodar mais 30 pessoas). Os novos ônibus devem ser entregues até março, segundo a montadora, com financiamento feito pela Volvo.

Dominante no segmento de biarticulados – teria praticamente 100% da frota de 700 veículos desse tipo na América Latina – a montadora tem uma participação ativa no transporte público de Curitiba. Lembrando que o biarticulado foi inventado pela montadora especialmente para atender uma demanda da cidade nos anos de 1990. Em Curitiba há atualmente 155 biarticulados da marca em operação.

Entre as características veículos estão a eletrônica embarcada ampliada e o melhor aproveitamento do espaço físico em função do posicionamento do motor abaixo do piso. Centralizado, o motor também não expõe o motorista diretamente ao calor e reduz ainda o ruído dentro do ônibus. A conjunção de veículos adaptados e a iniciativa de Curitiba nessa área, aliás, deram origem ao atual sistema internacionalmente conhecido como BRT, sigla para ônibus em corredores rápidos.