Robô inspeciona rede de energia ativa no Canadá

Da Redação – 05.03.2018 –

Hydro-Québec adota protótipo para analisar linhas de transmissão vivas

A concessionária canadense vai usar o LineRanger, um robô desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa da Hydro-Québec (IREQ) para a inspeção eficiente de pacotes de condutores em linhas de transmissão de alta tensão. Vamos lá: pacotes de condutores são um tipo de infraestrutura usado no Canadá e em vários lugares do mundo. No caso da empresa norte-americana, metade de seu sistema é formada por essa tecnologia, que apresenta vários desafios quando se considera a inspeção automatizada, sem uso direto de mão de obra.

[youtube height=”562″ width=”1000″]https://www.youtube.com/watch?v=OItActG9S6U[/youtube]

De acordo com a companhia, “um revolucionário mecanismo interno permite que o LineRanger supere os obstáculos de forma rápida e fácil para conseguir realizar a inspeção desse tipo de linha de maneira mais rápida e simples”. Para o gerente de expertise em manutenção e inspeção robótica da Hydro-Québec, Serge Montambault, o uso do novo robô dispensa a necessidade de uma equipe especializada para as tarefas de inspeção.

Na avaliação de Montambault, o robô tem uma interface de uso simples e pode ser configurado em uma linha de forma rápida, o que o tornaria ideal para implementações em larga escala: poderia inspecionar cerca de 20 km de linhas por dia sem interferir na transmissão de energia, pois opera em redes energizadas.